Princípios
- Agilidade e Precisão.
- Capacitação, criatividade e inovação.
- Comprometimento e respeito ao ser humano e ao meio ambiente.
- Conformidade legal e Imparcialidade.
- Eficiência e eficácia administrativa.
- Equidade e respeito à diversidade.
- Ética.
- Sustentabilidade e Excelência.
- Transparência e Relevância da Informação.
- Valorização e motivação das equipes de trabalho.
A Comunicação Integrada tem seis valores fundamentais, que estão alinhados à missão institucional do Governo da Estância Turística de Embu das Artes de “Servir ao cidadão com atendimento eficaz valorizando o exercício da cidadania” e, também, aos Princípios universais da pessoa humana;
São eles:
- Ética – é a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais que regem a ação humana na organização, de acordo com os preceitos constitucionais e o Código de Ética do Serviço Público. A conduta ética é pautada pela legalidade, justiça, conveniência, oportunidade e, principalmente, honestidade;
- Transparência – é o pleno acesso à informação, dando publicidade aos fatos e dados produzidos pela Instituição, obedecendo às regras de sigilo;
- Imparcialidade – é o direito de todos (governo e sociedade) à informação pública de qualidade e de utilidade, com garantia de igualdade de acesso e sem nenhuma interferência no retrato produzido;
- Excelência – é a busca permanente do aprimoramento da divulgação das informações, garantindo a comunicação objetiva e clara;
- Agilidade – é a presteza no atendimento às demandas dos diversos públicos, considerando o processo acelerado de mudanças no País e o avanço das tecnologias de comunicação; e
- Relevância da informação – é a garantia da disponibilização de informa- ções e produtos que atendam às demandas dos diferentes usuários, assegurando qualidade, oportunidade e formas de disseminação adequadas.
Diretrizes
As diretrizes apontam os caminhos que devem orientar os procedimentos de comunicação, em conformidade com os objetivos estratégicos da Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação, evitando-se, assim, a duplicidade de esforços, bem como o desperdício de recursos, e consolidando-se a missão e os valores perante os diversos públicos.
- Credibilidade – desenvolver ações de comunicação que preservem e garantam a credibilidade da Comunicação perante seus públicos;
- Democratização – fomentar estratégias e ações de comunicação integrada que garantam para todos o conhecimento e o acesso à informação;
- Padronização e Linguagem – O Governo deve sempre se apresentar de maneira uniforme, o que significa o uso de programas de identidade visual da marca e, também, um discurso institucional que se apresente de forma única e imparcial, favorecendo o entendimento pelos distintos públicos de interesse;
- Regionalização – Comunicar de forma clara para fortalecer o papel estratégico das Unidades Administrativas e equipamentos públicos de apoio e suporte nos limítrofes do município da Estância Turística de Embu das Artes dentro da rede local de disseminação, como canal de divulgação das informações;
- Articulação/compartilhamento – estabelecer a interação das diferentes áreas, buscando a agregação dos conhecimentos para fortalecer a organização do trabalho e sua disseminação;
- Planejamento – registrar, por meio de planos de ação, os procedimentos e atividades que sustentarão, na prática, o processo de comunicação, tais como este próprio instrumento normativo;
- Monitoramento – desenvolver indicadores de comunicação e relatórios de desempenho que sirvam para avaliar os procedimentos e atividades que sustentarão, na prática, o processo de comunicação integrada; e
- Divulgação/disseminação – aprimorar continuamente a disseminação do trabalho de comunicação, acompanhando as demandas e as inovações na área.