Procon celebra Dia do Consumidor

16/03/2018 - 14:50
Procon celebra Dia do Consumidor
Acessibilidade

O Procon Embu das Artes realizou, dia 15/3, evento com diversas atividades para celebrar o Dia Internacional do Consumidor no Centro Cultural Mestre Assis. A palestra sobre educação financeira e super endividamento com o coordenador do Núcleo de Tratamento de Super endividamento da Fundação Procon de São Paulo, Diógenes Donizete Silva, reuniu mais de 100 pessoas.

Além das palestras outras atividades como teatro de fantoches e recreação para as crianças entenderem as relações de consumo, mutirão de atendimento e coleta de assinaturas contra a alteração proposta pelos planos de saúde (leia aqui), também auxiliaram aos consumidores.

“Hoje, infelizmente, estamos vivendo um retrocesso, como é o caso das passagens aéreas. Nosso maior objetivo é fazer com que o consumidor nos tenha como parceiros”, disse o diretor do Procon de Embu das Artes, Érico Melo.

Representando o prefeito Ney Santos, o secretário de Assuntos Jurídicos, dr. Aniello Parziale, salientou que os diretos dos consumidores são prioridade nessa gestão: “Nosso Procon vai crescer ainda mais”, falou.

O coordenador Diógenes explanou sobre como proceder em caso de super endividamento, uso consciente do cartão de crédito e como proceder com os bancos. “As dívidas que chegam para nós, em média, no caso de super endividados são de R$ 33 mil. Hoje, mais de 60 milhões de brasileiros tem o nome no SPC e na Serasa”, afirmou o especialista.

Estiveram presentes o vereador Carlinhos do Embu e representantes de concessionárias de energia e água.

Números

No ano de 2017, o Procon de Embu das Artes colocou a “casa em ordem”: De oito, passou para 16 funcionários, sendo quatro fiscais. As unidades estavam sucateadas. Agora, a unidade centro ganhará em breve nova sede, e a do Jd. Santo Eduardo entrará em reforma dia 19/3, segunda-feira. Antes, o Procon atuava de forma isolada, hoje está ligado à Associação de Procons Paulista onde tem destaque por sua atuação. Para os próximos 3 anos, a expectativa é de realizar aproximadamente 36 mil atendimentos.

A data

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991.

 

----
Compartilhe nas redes sociais