O Procon de Embu das Artes apresenta a lista com as empresas mais reclamadas pelos moradores da cidade. Os números são do acumulado do ano de 2013 e apontam as empresas de telefonia e os bancos como os que mais dificultam a vida dos consumidores.
Em 2013, foram 5.329 atendimentos e mais de 1.015 reclamações efetivas. “Temos um canal direto com as empresas mais reclamadas. E esse canal foi criado por elas próprias, pois ninguém quer ficar no ranking de mais reclamadas”, disse a técnica de Defesa do Consumidor, Beatriz Gonçalves Silva. Segundo ela, na maioria dos casos, uma conciliação é marcada no próprio Procon para que haja entendimento entre as partes, mas existem empresas que dificilmente dialogam.” Nesses casos, o Juizado Especial Civil é acionado e tudo é resolvido judicialmente.
Entre as principais reclamações dos consumidores estão as cobranças indevidas e abusivas, demora na entrega de produtos, não cumprimento de oferta, desbloqueio de linha, parcelamento de débito, assistência técnica, garantia estendida, propaganda enganosa, dentre outras. A divulgação da lista das empresas mais reclamadas tem também o objetivo de orientar a população na procura por locais que respeitem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Hoje, a partir das 11h, a Fundação Procon- SP fará a divulgação do Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas.
Veja o ranking aqui
Procon Embu das Artes
Atendimento a consultas e reclamações
2ª a 6ª, das 9h às 16h
Centro – Prefeitura de Embu das Artes
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114
Telefone: 4785-3568/ 4785-3569
Santo Eduardo
Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 2673
Telefone: 4244-6465/4244-6676