Cerca de 150 professores da rede de ensino municipal participaram das aulas inaugurais do curso Pedagogia Cidadã realizadas na Escola Municipal Professor Paulo Freire no último dia 12. A atividade é fruto da parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Embu e a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), com recursos da prefeitura e do Fundef. Divididos em três turmas, uma diurna e duas à noite, os novos graduandos pareciam ansiosos para o início do curso que será concluído em três anos.
Na abertura, Rosimary Matos, secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer salientou que um dos fatores relevantes do Pedagogia Cidadã está na possibilidade dos educadores repensarem a ação junto às crianças. Afirmou ainda que é "importante também que os professores estejam dispostos a pesquisar muito para a sociedade, contribuindo na construção do curso. É todo dia que se faz a escola", ressaltou.
Considerado um projeto inovador no cenário educacional brasileiro, o curso envolve aulas presenciais, videoconferências e teleconferências. Dorotéa Kerr, coordenadora da Unesp, explicou que o formato presencial não deve ser confundido com cursos de graduação feitos aos fins de semana. "A presença às aulas é fundamental para a instalação do conhecimento", disse ela. O papel de estudante assumido pelo professor é outro importante ponto do aprendizado. Já a secretária de Educação completou: "somos professores estudantes o tempo todo. Por isso aproveitem ao máximo, questionem, usem a universidade, participem. Para conquistar a Pedagogia há espaço para todo mundo".