Visando a inclusão social de jovens por meio da qualificação profissional, a Prefeitura da Estância Turística de Embu e a Votorantim Cimentos, através do projeto Futuro em Nossas Mãos, e parceiros, oferecerão a partir de hoje, 12 de novembro, um curso de pedreiro em sintonia com as demandas do mercado de trabalho. Ministrado na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu (Acise), o curso terá 160 horas de duração, divido em aulas teóricas e práticas, nas quais 25 jovens, de 18 a 29 anos, da Frente de Trabalho Municipal e da região, receberão capacitação técnica, conhecimentos de cidadania, empreendedorismo, normas e procedimentos de qualidade e segurança do trabalho.
Segundo a assistente social e coordenadora nacional do Programa Futuro em Nossas Mãos, Érika Correia, são investidos cerca de R$ 1.800 em cada jovem, por isso é fundamental que todos concluam o curso. Para Geraldo Juncal Júnior, presidente da Companhia Pública Pró-Habitação, a previsão para os próximos anos é investir em Embu cerca de R$ 100 milhões na área da construção da civil. Deste valor, aproximadamente 50% será investido na contratação de mão-de-obra qualificada. “Vamos capacitar o povo para que o crescimento seja de baixo para cima”, declarou Júnior que também fez questão de dizer que possui diploma do curso de pedreiro.
Regiane da Silva Gomes, 25 anos, moradora do Jardim Pinheirinho, é uma das três mulheres matriculadas no curso. “Quero fazer o curso para ter mais conhecimento e também porque ele não é só para homem. Mulher também pode fazer”, disse a integrante da Frente de Trabalho Municipal, mãe de dois filhos.
As aulas práticas serão destinadas a construção do Centro Comunitário do Jardim Sílvia, área completamente reurbanizada pelo governo municipal. Os participantes receberão kit com todas as ferramentas necessárias, uniforme completo, equipamentos de proteção, alimentação e condução, além de certificado de conclusão.
São parceiras do curso a Prefeitura de Embu, a empresa Votorantim, o Senai, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu, a Fonte dos Jesuítas e a Acise.
A aula inaugural foi realizada dia 11 de novembro, no Centro Cultural Embu das Artes e contou com a participação de Terezinha Campos de Almeida, presidente da Acise, Leandro Dolenc, presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, Adílson Francisco Maria, gerente de treinamento do Núcleo de Assistência e Planejamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Osasco) e alunos.