Programa Fila Zero: 58 mil pessoas atendidas em menos de um ano

08/08/2018 - 14:52
Programa Fila Zero: 58 mil pessoas atendidas em menos de um ano

Desde que lançado, em julho de 2017, o programa Fila Zero atendeu até maio de 2018 mais de 44 mil pacientes entre consultas e exames. Em parceria com a Clínica  São Bento, localizada na região central da cidade, foram zeradas as  seguintes especialidades: angiologia, cardiologia, dermatologia,  endocrinologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia,  reumatologia e urologia, totalizando mais de 21.300 consultas. Além disso, zerou 20 tipos de ultrassonografia (mais 4.460 serão zeradas em dois meses), ecocardiograma e holter 24h, num total de cerca de 23.300 exames já realizados.

No Fila Zero Mais Visão, os números também surpreendem. Mais de 9.400 pessoas passaram em consulta oftalmológica desde setembro de 2017. Somados os dois programas atenderam mais de 58 mil pessoas até o final de junho, e o Programa continua a todo vapor sem previsão para acabar. Para ser atendido em diversas especialidades com rapidez consulte as regras de atendimento em um equipamento de saúde mais próximo.

História

Em ação inédita, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou contrato com a Clínica São Bento, localizada na região central da cidade, para diminuir o tempo de espera na fila de exames. Assim, surgia o programa Fila Zero, com expectativa de atender mais de 27 mil pessoas que estavam aguardando por exames há mais de 2 anos. A força tarefa começou em 19 de julho de 2017, e na época pretendia zerar a fila em até três meses. Além de ter zerado a fila em diversas especialidades, o Programa Fila Zero não para de acelerar consultas e exames de munícipes em outras especialidades.

Os pacientes são avisados por telefone ou pelo agente comunitário de saúde do seu bairro. Os procedimentos mais solicitados e atendidos foram de ortopedia, angiologia Vascular, cardiologia adulto, dermatodologia, ecocardiograma adulto, USG Articulação e Abdomen total, além de Doppler Venoso, Mama e Transvaginal, além da Oftalmologia, e as consultas e exames continuam sem parar.

Em matéria publicada em julho de 2017, a promessa do governo era de atender 27 mil  pacientes, e o balanço geral mostra que esse número foi superado. Ainda assim, a Prefeitura irá continuar com os Programas do  “Fila Zero” e “Fila Zero Mais Visão”  por tempo indeterminado para continuar beneficiando milhares de pessoas.

“A saúde é um problema nacional e nós estamos conseguindo avançar de forma diferenciada. Quando a gente gosta do que faz, a gente busca mecanismos, parcerias. A Clínica está cobrando quase o mesmo que a tabela SUS. Teremos pessoas nossas lá ajudando a organizar porque que eu quero que nossos munícipes tenham prioridade,  não fiquem esperando e sejam tratados com respeito” –  afirmou em Julho de 2017, o prefeito Ney Santos.