Programa de Meio Ambiente premia e certifica escolas municipais

02/12/2022 - 13:15
Programa de Meio Ambiente premia e certifica escolas municipais
Foto: Bruno Albarello

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação, realizou dia 29/11 a cerimônia de entrega dos certificados e a premiação do Programa Meio Ambiente nas Escolas (Pmane). O programa é uma parceria com a empresa Preserva Recicla e o Instituto Auá. Representantes das 56 escolas da rede municipal de ensino participaram do evento no Centro Cultural Mestre Assis, no centro da cidade.

O Pmane é uma iniciativa integrada entre organizações civis, setor público  e privado para um novo modelo de gestão de resíduos. Nele, cada Escola Municipal é um  ponto de coleta de óleo de cozinha usado, promovendo a conscientização ambiental, por meio de processos educativos, transformando os alunos em agentes de mobilização e transformação socioambiental.

Na Rede Municipal de Educação de Embu das Artes, essa parceria acontece desde 2019, retirando mais de 20 mil litros de óleo usado da rede esgoto e do solo. O programa está presente em outros 27 municípios do Estado de São Paulo.

Participaram do evento a articuladora do Pmane em Embu das Artes, Beatriz Siqueira; a coordenadora do setor de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Darlene Virgínia; Gabriel Menezes, do Instituto Auá; e o coordenador do Pmane, Leonardo Giardini.

Escolas premiadas:

1º – E.M. Reynaldo Ramos de Saldanha da Gama;

2º – E.M Jacarandá;

3º – E.M. Maria Josefina de Almeida Carvalho Azteca

4º – E.M. Amilton Suga Gallego;

5º – E.M. Vereador Mikio Umeda.