Programação da ‘Semana Municipal do Idoso’ teve participação de 900 pessoas

Alex Natalino
10/10/2022 - 16:40
Programação da 'Semana Municipal do Idoso' teve participação de 900 pessoas

Entre os dias 1 e 7 de outubro, a “Semana Municipal do Idoso” de Embu das Artes contou com um público de cerca de 900 pessoas. Só o baile recebeu em 01/10 a presença de 400 participantes no salão do Ginásio Hermínio Espósito.

Nos demais dias, a programação continuou, além do ginásio, no Parque Francisco Rizzo e na Associação Embuense, que promoveram diversas atividades, sob a coordenação do Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Na área física e esportiva, ocorreram caminhada, alongamento corporal e torneios de vôlei, bocha e jogos de mesa. Já visando o bem-estar dos usuários, foram ofertados cuidados estéticos pessoais, como massagem, corte de cabelo masculino e feminino, designer de sobrancelhas, manicure e maquiagem, além de serviços de ótica para pequenos reparos e diagnóstico. Na área da saúde, houve aplicação de vacinas e realização de exames rápidos. Entre os eventos culturais, teve dança, zumba, teatro e sarau.

Instituída em Embu das Artes por meio de lei municipal desde 2018, a Semana do Idoso passou a ser celebrada no município, anualmente, na primeira semana do mês de outubro, em virtude da comemoração ao Dia Internacional do Idoso, em 1 de outubro, integrando-se ao calendário oficial da cidade.

O evento torna-se relevante para a ampliação da consciência popular a respeito dos direitos do idoso, garantidos por legislação, como os estabelecidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741, de 2003). Serve também como referência para o fortalecimento de uma sociedade mais inclusiva e à reflexão dos indivíduos sobre essa fase da vida do ser humano, que merece toda a atenção, respeito e reverência por tudo o que representa em termos de experiência e memória.