Todas as unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde desenvolvem ações de prevenção e promoção da saúde. Verifique as atividades disponíveis na sua região.
Vamos partir do princípio inquestionável de que conservar e melhorar a saúde é responsabilidade de todos. O desenvolvimento de promoção da saúde pressupõe conscientização, participação, intersetorialidade e desenvolvimento de autonomia. A ideia de autonomia implica em liberdade e livre decisão dos cidadãos sobre suas ações e possibilidades e capacidades para construírem sua trajetória de vida.
Quando consideramos que o conceito da saúde está diretamente relacionado aos determinantes sociais (moradia, renda, lazer alimentação saudável, trabalho, acesso a informação, saúde, educação etc), a atuação de todos nós influencia em sua manutenção. As ações passam a ser mais eficazes do que ações isoladas de prevenção de riscos, tratamento e recuperação de agravos específicos.
Promoção de saúde é o processo de conscientização das pessoas para aumentar o controle sobre a sua saúde.
Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, um indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar desejos, satisfazer necessidades e transformar ou lidar com os ambientes, onde mora, onde trabalha, onde vive.
Saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida cotidiana, não o objetivo da vida. Promoção de saúde não é apenas responsabilidade de um setor e vai além dos estilos de vida saudáveis para o bem-estar.
Há necessidade de reforçarmos as ações comunitárias e investir para a participação efetiva e concreta da comunidade na fixação de prioridades, na tomada de decisões e na elaboração e implantação de estratégias para alcançar um melhor nível de saúde.
A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo trabalhos nesta perspectiva da prevenção e promoção como: Conviver, Redinhas de Atenção à Saúde, práticas de caminhada e Lian Gong, iniciando capacitação em Meditação e Yoga, programas educativos voltados para os cuidados do ambiente para evitar a dengue entre outras doenças e promovendo a posse responsável de animais domésticos. Ainda temos um caminho grande a percorrer, grande parte dos munícipes conscientemente fazem a sua parte, mas a promoção tem que envolver todos, cada vez mais, com maior qualidade.
Coordenação: Claudia Maria Chagas