O Governo da Cidade de Embu das Artes recebeu na terça-feira (22/4) mais quatro profissionais do Programa Mais Médicos, na sede da Prefeitura, e, assim, a cidade passa a ter um total de 20 médicos cubanos. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde encerra o ciclo de recepção de profissionais pelo programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, depois de 3 fases.
Ana Maria Gomes Jorge, Mercedes Garcia Capote, Yanara Ganfo Latorre e Michael Saavedra Herrera, todos generalistas, chegaram para integrar o quadro da rede municipal de saúde. Assim como os seus compatriotas, eles têm longa experiência, vindo de missões internacionais em países como Venezuela.
Os médicos serão direcionados para Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jd. São Marcos, Ressaca e Jd. Silvia. Com isso, no total, 11 Unidades Básicas de Saúde do município terão profissionais do Mais Médicos: São Marcos com 4 médicos; São Luis, Fátima, Independência, Tereza, Silvia e Valo Verde com 2 cada; Ressaca, Dom José, Emília e Vista Alegre com 1 cada unidade.
“A aprovação da população é muito grande pelos serviços prestados pelos estrangeiros nos postos de saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Sandra Magali.
Em seguida, ela confirmou que em 2009 o Programa Saúde da Família (PSF) tinha uma cobertura populacional de 17% no município, e com a vinda dos médicos cubanos somada às equipes existentes que atuam nesse programa, Embu das Artes alcançará o índice de 40%, maior do que a média estadual que é de 33%.
O secretário de Governo, Paulo Giannini, falou aos médicos sobre o perfil social da cidade e as dificuldades de acesso à saúde: “Precisamos de pessoas como vocês, com formação generalista, que é muito escassa em nosso País, pois aqui há a cultura da especialização”.
Giannini ainda exaltou o trato humanista dos cubanos, que vem gerando boa impressão aos munícipes: “O acolhimento, a forma de atendimento e orientação têm sido um diferencial no serviço médico”.
Os secretários Cristina Santos (Comunicação), Gera Juncal (Gabinete) e Marcos Rosatti (Modernização Administrativa) também compartilharam os mesmos pensamentos: “São comprometidos, atenciosos, carinhosos e parecidos com a gente. Está sendo muito importante haver essa integração”.
Já há 14 mil profissionais atuando no Brasil pelo Mais Médicos, sendo 2.244 no Estado de São Paulo.
Estiveram presentes também: Fausto Martino (adjunto de Saúde), Larissa Guaitoli (coordenadora da Atenção Básica) e Renata Mascarelli (coordenadora de Gestão de Pessoas da Saúde).