Com auditório lotado por mais de 300 pessoas, a Secretaria de Assistência, Trabalho e Qualificação Profissional realizou a X Conferência de Assistência com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, dia 7/8 no Pq. Francisco Rizzo.
“Qual é o propósito da nossa vida? Resumindo, na minha avaliação, é sermos pessoas melhores, e também é propósito ajudar o outro a ser uma pessoa melhor, pois você não será uma pessoa melhor sem ajudar ao outro, sem ter compaixão, sem generosidade”, disse o prefeito Prefeito, durante a abertura da Conferência, referindo – se a crise de intolerância que permeia as relações atuais.
Roberta Santos, antes secretária interina, foi anunciada oficialmente pelo prefeito Prefeito como secretária titular da pasta, sendo muito aplaudida por todos. A secretária falou sobre o trabalho e o esforço da equipe da Assistência sempre foi grande para implementar os projetos: “Sabemos que estamos em um momento delicado, e que grande parte do trabalho é desenvolvido com recursos federais. Mas nossa presidenta Dilma Rousseff teve pulso firme e manteve todo o repasse do recurso para o Bolsa Família. Isso é trabalhar pelo povo. Lembramos que também lutamos pelo direto de todos serem assistidos pela Assistência, independente da renda familiar”.
O evento também foi o momento de conferir as realizações do Governo, que nos últimos anos implantou o Restaurante Popular, hoje servindo com sucesso, além do almoço, o café da manhã e agora no período do inverno, os caldos. Além disso, ampliou a rede e chegou a sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 10 Telecentros.
No dia 15/8, será inaugurado o Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu) no Jd. do Colégio, importante obra numa das regiões de maior índice de vulnerabilidade da cidade e que contará com salas multiuso para teatro, cinema, reuniões e palestras, biblioteca, telecentro, quadra poliesportiva coberta, pistas de caminhada e de skate, academia pública, playground e um Cras. Para se ter uma ideia do crescimento dos atendimentos realizados, em, 2001, a prefeitura contava com três assistentes sociais. Hoje, entre assistentes e psicólogos, há aproximadamente 70 profissionais.
Estiveram presentes os vereadores Edvânio Mendes, João Leite e Rosana do Arthur, além da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosana Alves , dos secretários Cristina Santos (Comunicação) e Edson Bezerra (Gestão Democrática), e da coordenadora do Observatório de Políticas Públicas, Thalita Shiraishi, que também conduziu os trabalhos.
Discussão de temas
Os presentes foram divididos em cinco grupos, onde foram discutidos os subtemas e retiradas propostas:
1) O enfrentamento das situações de desproteção social e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transparência de renda nos territórios. Para este subtema, veja algumas propostas escolhidas: Implantar mais uma unidade do Posto de Apoio ao Trabalhador (PAT), em um desses Cras: Santo Eduardo, São Marcos ou Casa Branca; realizar convênios com empresas; aumentar a fiscalização em relação aos critérios para inclusão no Programa Minha Casa, Minha Vida.
2)Fortalecimento da participação e do controle Social – Algumas propostas: Criar conselhos gestores dos Cras; garantir elaboração e distribuição de cartilhas com informação sobre os Conselhos de Direitos; promover mais cursos de capacitação para o mercado de trabalho.
3)Primazia da responsabilidade do Estado: por um Sistema Único de Assistência Social Municipal (Suas) público, universal, republicano e federativo – Algumas Propostas: Criar e regulamentar cargos e salários com adicional de insalubridade e/ou periculosidade de acordo com a complexidade do serviço; convênio para criação de lar de longa permanência para idosos.
4)Qualificação do trabalho no Suas na consolidação do Pacto Federativo – Algumas Propostas: Garantir e implementar políticas de proteção às mulheres e para os idosos; equiparar benefícios com a inflação.
5)Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo – Algumas propostas: Garantir a continuidade dos programas de Transparência de Renda, visando incentivo à continuidade dos estudos; garantir que as empresas cumpram as cotas para deficientes e Aprendiz Legal.
Após a definição dos temas que serão levados à Conferencia Estadual, que será realizada em outubro na cidade de Águas de Lindóia, foi aberta a votação para a escolha dos delegados do Poder Público e da Sociedade Civil. Veja os eleitos:
-Pelo Poder Público:
Delegado: Raquel Nascimento
1º Suplente: Lídia Oliveira
2º Suplente: Débora dos Anjos
3º Suplente: Rafaela Lopes
-Pela Sociedade Civil:
Delegado: Azelima Santana
1º Suplente: Maria de Lourdes Santos
2º Suplente: Maria Luiz
3º Suplente: Andradina André
Veja a apresentação