Saídas culturais pedagógicas levam 1.800 estudantes à Pinacoteca

13/05/2015 - 0:00
Saídas culturais pedagógicas levam 1.800 estudantes à Pinacoteca
Acessibilidade

Dando continuidade ao projeto de formação continuada “Diálogos Curriculares”, que já levou 88 professores da rede municipal de ensino a Pinacoteca do Estado, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação, dá início ao ciclo de saídas culturais pedagógicas, de estudantes do 1º ao 5º ano, ao museu de arte mais antigo da cidade São Paulo. Nessa etapa do projeto, que vai de 5 de maio a 11 de junho, quase 1.800 estudantes participarão das saídas culturais  ao museu.

A proposta da parceria com a Pinacoteca é criar um elo entre o museu e a escola pública, visando garantir o acesso dos estudantes a instituições culturais e despertando o gosto dos estudantes pela arte.

Na terça-feira, 12/5, foi a vez de 105 estudantes do 2º ano, da Escola Municipal Valdelice Prass, percorrerem as salas de exposição e os corredores adornados por obras de arte da Pinacoteca. Sob a orientação de educadores culturais, os estudantes desenvolveram atividades de leitura de imagem e, com o auxílio de jogos e objetos, conheceram parte do acervo do museu que, atualmente, concentra mais de 9 mil obras.

De forma instintiva, os estudantes interagiram com as obras de arte. Observaram, analisaram, tiraram dúvidas e, principalmente, se divertiram em meio a quadros e esculturas. Muitos se surpreenderam com a forma escolhida pelos artistas para expressar suas ideias, sentimentos e a realidade da época em que obra estava inserida.

Segundo a professora da turma, Juraci de Carvalho Chinem, muitos dos estudantes da rede municipal de ensino não têm acesso à arte: “A maioria deles nunca teve a oportunidade de ir a um museu. Em sala de aula eu sempre falo sobre as opções culturais gratuitas, tento resgatá-los da TV, mostrar que desenho animado é muito pouco. Não é porque eles são pequenos que não têm interesse em arte. Eles ficaram encantados com o que viram hoje, ter acesso a cultura os enriquece”.

O estudante Danilo André de Oliveira Santos (7) levou uma lição importante da sua primeira visita ao museu: “Nós montamos um quebra-cabeça e vimos a diferença entre as pessoas. Eu achei legal, assim como nos quadros as pessoas são diferentes, tem a cabeça diferente, cada um tem um jeito de pensar, isso é legal”.

Cristiane Araújo e Silva (7) se surpreendeu com o acervo da Pinacoteca: “Eu não imaginava que o museu fosse assim,  pensei que só tivesse fósseis de dinossauros. Hoje nós  observamos cada detalhe da pintura e tentamos adivinhar o que estava acontecendo na cena. Quando chegar em casa vou contar para minha prima, quero voltar com ela, espero que ela também ache legal”.

Entre as obras analisadas pelos estudantes estiveram as pinturas Mestiço (Candido Portinari) e Saudade (Almeida Júnior). A visita foi acompanhada pelos assessores técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação, Wanderley Leite e Rosangela Rizzi, e pela professora de Espanhol Mônica Adriana da Silva.

A Pinacoteca do Estado funciona de terça a domingo, das 10 às 18h, às quintas-feiras o horário é estendido até às 22h. Os ingressos custam R$ 6 reais (inteira) e R$ 3 reais (estudante), crianças até 10 anos e pessoas a partir de 60 anos não pagam. Quintas-feiras, a partir das 17h, e aos sábados, o dia todo, o acesso é gratuito.

Confira aqui o cronograma de visitas.

----
Compartilhe nas redes sociais