O Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Embu das Artes, realiza esta semana um treinamento sobre protocolo de reanimação cardiopulmonar destinado a técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores que atuam no serviço de urgência.
Segundo Maria Mercedes Machado, coordenadora da enfermagem do SAMU, a capacitação que ocorre nos dias 10 e 11 de abril será como uma reciclagem “Antes de ingressar no SAMU todos os membros da equipe passam por capacitação e pela integração. O treinamento que está sendo oferecido é como uma reciclagem, para relembrar procedimentos e eliminar vícios adquiridos no atendimento diário. É motivador para a equipe”.
O treinamento ministrado pelo coordenador do NEP, Ricardo Teixeira dos Santos, e pelo técnico de enfermagem Kleber Feitosa, inclui explicações teóricas e práticas sobre reanimação cardiopulmonar, incluindo o uso de DEA (desfibrilador automático externo) e manequins simuladores de atendimento.
O SAMU Regional compreende as cidades de Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Itapecerica da Serra. Ao todo, são quase 150 profissionais responsáveis pelo atendimento destes municípios.
Essa não é a primeira vez que cursos de reciclagem são oferecidos pelo NEP. No mês passado, também foram ofertadas vagas para a capacitação sobre acidentes com múltiplas vítimas. De acordo com o coordenador Ricardo Teixeira, a ideia é ampliar a oferta de capacitações nos próximos meses: “Além das formações realizadas pelo NEP também estamos planejando um treinamento de suporte avançado, destinado a médicos e enfermeiros, com 16 módulos, em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde”.
Os membros do SAMU Regional interessados em participar das capacitações oferecidas pelo NEP devem procurar pela coordenação interna da sede onde atuam.