SAMU Regionalizado

29/08/2011 - 0:00
SAMU Regionalizado
Acessibilidade

O Governo da Cidade de Embu das Artes e os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) lançam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regionalizado com Central de Regulação Médica.

A Central de Regulação Médica, responsável por receber os chamados do telefone 192, será em Embu das Artes e estará interligada a outros quatro municípios: Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Essa regionalização é resultado de uma ação concreta de política regional do Conisud, que vem ao encontro da proposta do Ministério da Saúde com o objetivo de integrar as diversas regiões geográficas.

Os chamados são realizados através do número 192. As ligações serão redirecionadas para a Central de Regulação do Samu. Um médico regulador atende a chamada e analisa o caso, por meio de uma conversa com o munícipe. As solicitações são organizadas por chamada e ordem de prioridade médica e, então, encaminhadas à ambulância.

A região recebeu 10 ambulâncias que são divididas em duas categorias: a unidade de suporte básico e a de suporte avançado. A primeira é tripulada por um motorista/socorrista – treinado para auxiliar no atendimento às emergências – e um técnico de enfermagem. A de suporte avançado é UTI Móvel, tripulada por um médico intervencionista e um enfermeiro que, quando necessário, também dá suporte à unidade básica.

Endereço: rua Pataxós, 109 – Jardim Magali – Embu das Artes.

O que é o SAMU?

O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências
desde 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população.

Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O serviço funciona 24 horas por dia através de chamada gratuita para o telefone 192 e conta com equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros axiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e integra ainda a política do SUS, considerado um dos mais avançados em saúde pública do mundo pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Ambulância

As ambulâncias do SAMU, a serviço da população dividem-se em Unidades de Suporte Básico e (UBS) e Unidades de Suporte Avançado (USA).

As UBS atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. As USA são equipadas com aparelhos e equipamentos semelhantes aos de uma UTI hospitalar
e tem sua equipe formada por condutor, socorrista, médico e enfermeiro.

Em parceira com estados e municípios pela saúde

Em relação ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência, o governo federal entra com uma contrapartida mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio mensal desses serviços.

O SAMU 192 organiza-se em Centrais de Regulação que abrangem os municípios de Embu das Artes (Central de Regulação), Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, Juquitiba e São Lourenço.

Para mais informações de como levar o SAMU 192 para seu município, ligue 0800 61 1997, ou acesse: www.saude.gov.br

Quando chamar o SAMU?

O Serviço Móvel de Urgência e Emergência deve ser acionado pela população em situações que representem risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte.

Veja exemplos de quando chamar o SAMU:

– Na ocorrência de problemas cardiorespiratórios;
– Em casos de intoxicação por agentes externos;
– Em casos de queimaduras graves;
– Na ocorrência de maus tratos;
– Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
– Em casos de tentativa de suicídio;
– Em crises hipertensivas;
– Em caso de desmaios;
– Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
– Em casos de afogamentos;
– Em casos de choque elétrico;
– Em acidentes com produtos perigosos;

Rede Nacional SAMU 192

O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Atenção às Urgências, implantará o Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em todos os municípios brasileiros respeitadas as competências das três esferas de gestão (governos federal, estaduais e municipais).

Atualmente, a Rede Nacional SAMU 192 conta com Centrais de Regulação Médica, presentes em todos os estados e Distrito Federal, disponibilizando o Serviço para mais de 106 milhões de pessoas.

O número de veículos para atendimento de urgência no país mais que dobrará com a distribuição de um total de 2.312 ambulâncias, chegando a 3.800 unidades em funcionamento no país.

Notícias sobre o SAMU Regionalizado:
Em apenas 20 dias SAMU recebe quase 2 mil chamados

----
Compartilhe nas redes sociais