Saúde de Embu das Artes compõe diretoria do Cosems-SP

23/03/2015 - 0:00
Saúde de Embu das Artes compõe diretoria do Cosems-SP
Acessibilidade

A Secretária de Saúde de Embu das Artes, Sandra Magali Fihlie, tomou posse na sexta-feira, 20/3, da diretoria do Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (Cosems-SP), durante o 29º congresso da entidade. Composto por 22 membros, e mandato de dois anos, o conselho tem o papel de fazer a discussão técnica e política das políticas públicas e ações pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“O conselho é onde os secretários de Saúde discutem as diretrizes para o SUS no Estado de São Paulo e tem grande respeitabilidade em todo o país”, afirma Sandra Magali Fihlie. Ela acredita que a sua presença na diretoria do Cosems-SP pode “ajudar na discussão e encaminhamentos das questões da área no âmbito do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – Conisud, como mais leitos hospitalares, laboratório regional de análises clínicas e uma política de assistência farmacêutica para a região”.

Na ocasião, Embu das Artes também ganhou Menção Honrosa pelo artigo “Desenvolvimento Profissional e a Importância da Formação para Atuação no SUS sob a ótica da gestão”, escrito a quatro mãos por Sandra Magali Fihlie e Renata Cristina Ventura Mascarelle sobre a experiência da cidade com a formação de seus profissionais. “Desde 2009, capacitamos 639 profissionais da nossa rede, sendo 20 em nível de especialização, em instituições como o Instituto Sírio Libanês, a Faculdade de Saúde Pública e a Unifesp e dentro de temas diversos como Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador, por exemplo”, explicou a secretária de Saúde.

Outro destaque do congresso foi a troca de experiências entre os municípios, imprescindível para a qualificação e consolidação do sistema público de saúde.  A Secretaria de Saúde de Embu das Artes inscreveu 17 trabalhos no congresso, todos desenvolvidos por técnicos da secretaria. Este ano, o Cosems recebeu 581 trabalhos inscritos, de 90 municípios, sendo 67 experiências regionais, iniciativas que estimulam as equipes de Saúde e mostram o SUS que dá certo.

----
Compartilhe nas redes sociais