Visando a melhoria da qualidade de oferta e controle dos medicamentos, a Prefeitura de Embu das Artes se enquadrou nos requisitos do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e recentemente recebeu certificação do órgão. Para isso, ampliou o quadro de funcionários, contratando sete farmacêuticos concursados para os prontos-socorros e unidades de saúde, que vêm somar ao grupo de 30 auxiliares de farmácia. Além disso, foi oferecido um curso de capacitação a todos os colaboradores da área, cuja média de aproveitamento dos participantes, com base em dez questões objetivas, subiu de 4,1%, no pré-teste, para 7,6%, na avaliação final.
O controle da medicação também sofreu mudança positiva. Antes, o processo era feito manualmente e, agora, está totalmente informatizado, evitando o desperdício de remédios próximos a data de vencimento. Outra ação adotada pela Secretaria Municipal de Saúde é o recolhimento de medicamentos já vencidos, em todas as unidades de saúde, para que seja realizado o descarte de forma correta, sem causar danos ambientais.
A Prefeitura de Embu das Artes mantém 18 farmácias, em pontos estratégicos da cidade. Mensalmente, são distribuídos, em média, 250 tipos de medicamentos, atendendo uma média de 78.000 prescrições mensais.