“Eu sou mais um entre 3 mil servidores públicos. Espero contar com a equipe porque é o povo de Embu quem vai ganhar”, enfatizou o prefeito Prefeito durante uma das reuniões de trabalho que realizou entre os dias 5 e 13 de janeiro com funcionários de todas as secretarias do seu governo.
Nesse quadro de servidores direta ou indiretamente a serviço da população, o prefeito nomeou 15 deles para conduzir as secretarias. A composição com nomes que integraram o governo Prefeito e novos membros dá um tom de experiência e renovação ao secretariado do novo governo de Embu.
Saiba quem são e um pouco da trajetória dos secretários e das secretárias que integram o governo Prefeito:
Secretaria de Administração: José Roberto Jorge
É casado e pai de uma filha. Mora no Embu há 48 anos. Tem licenciatura em Ciências, e plena em Matemática. É funcionário público concursado da Prefeitura de Embu, onde trabalha desde 1978. Até 1992 colaborou na secretaria de Finanças, de 1993 a 1996 foi secretário de Administração e em 1997/1998 voltou para Finanças. Ficou afastado entre 1999 e 2000. Já em 2001, a convite do prefeito Prefeito, voltou como secretário-adjunto da Administração onde atuou até abril de 2008, quando assumiu a Secretaria de Finanças.
Secretaria de Cidadania e Assistência Social: Pedro de Carvalho Pontual
É bacharel e profissional em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da PUC-SP, mestre e doutor em Educação – História e Filosofia da Educação – pela PUC-SP. Trabalha como co-coordenador da Escola de Cidadania do Instituto Pólis, sendo também membro da Diretoria da Ação Educativa desde 1994; presidente do CEAAL – Conselho de Educação de Adultos para América Latina; membro do Conselho Consultivo do PGU – Programa de Gestão Urbana da ONU da região América Latina e Caribe; pesquisador do IEE PUC-SP na área de avaliação de programas sociais e pesquisador da Unitrabalho na área de avaliação externa de projetos de educação profissional. Trabalhou no governo da prefeita Luiza Erundina e por quatro anos com o prefeito Celso Daniel em Santo André, onde criou o Núcleo de Participação Popular articulado com os conselhos municipais. Faz parte do Comitê Internacional de Organização do Fórum Social Mundial desde sua primeira edição, em 2001.
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer: Paulo Oliveira
Está cursando o 3º ano de Direito. Atuou na formação de Grêmios Estudantis. É servidor público estadual e foi supervisor da Febem. Iniciou sua atuação social e política em Embu no final dos anos 70, participando das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e de iniciativas culturais. Foi secretário de Cidadania e Assistência Social em 2003 e dirigiu a Divisão de Transporte e Tráfego Urbano (Divtran) em 2005. Em 2007, foi secretário-adjunto de Governo.
Secretaria de Educação: Rosimary Mendes de Matos
É pedagoga e mestranda em Educação na PUC, mora no Jardim Independência desde 1988. Sempre atuou como professora na Educação Especial, realizando alfabetização de surdos. Militou nas Comunidades Eclesiais de Base, nos movimentos da juventude, por moradia e grêmios livres. Participou da campanha do Prefeito a prefeito em 2000, ocasião em que ajudou a elaborar o plano de governo para a área da educação. Fez parte da equipe da então secretária de Educação, professora Jeanete Beuchamp. É secretária da pasta desde 2003 e coordenadora da Regional Grande Oeste da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), desde 2007.
Secretaria de Finanças: Helton Antônio Rodrigues
É paranaense, casado e pai de um casal de filhos. Reside no Embu há 21 anos. Formado em Filosofia pela PUC de São Paulo, foi educador popular durante dez anos pelo Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiae. Foi chefe de gabinete do então vereador Prefeito em seu último mandato na Câmara Municipal. Exerceu o cargo de secretário de Obras e Edificações da Prefeitura de Embu nos últimos oito anos.
Secretaria de Governo: Paulo Giannini
É casado e tem três filhos. Chegou ao Embu em 1974, no Parque Pirajuçara, onde reside até hoje. É metalúrgico torneiro ferramenteiro, área em que atuou até 1979. Militou nas Comunidades Eclesiais de Base, na Pastoral da Juventude e Operária. É funcionário público licenciado da Prefeitura de São Paulo e colaborador na Prefeitura de Embu desde 2001. Coordenou a campanha de Prefeito a prefeito em 2000 e participou da coordenação de sua reeleição em 2004. Também participou da coordenação da campanha de Prefeito a deputado estadual em 2006 e da campanha que elegeu Prefeito em 2008. É secretário de Governo da atual gestão desde 2001.
Secretaria de Meio Ambiente: João Carlos Piscirilli Ramos
Mora há 40 anos no Embu. É advogado especializado em Direito Ambiental. Foi delegado e coordenador do Orçamento Participativo (OP), na gestão do prefeito Prefeito. Essa experiência permitiu-lhe ter uma visão da administração e da cidade como um todo. Foi secretário de Meio Ambiente de Embu de 2005 a 2008.
Secretaria de Negócios Jurídicos : Nataniel da Silva Carvalho
Natinha também é vice-prefeito de Embu. É paranaense, casado, tem uma filha e mora no Embu há 24 anos. Corretor de imóveis e advogado, iniciou sua carreira política em 1992 como candidato a vereador. Em 2000, foi o vereador mais votado da história de Embu. Em 2003, tornou-se presidente da Câmara Municipal, sendo reeleito vereador em 2004 e reconduzido à presidência em 2007. Teve suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Secretaria de Obras e Edificações: Milton Oliveira de Jesus
É casado e pai de dois filhos. Mora no Embu desde 1985, no bairro Engenho Velho. Lecionou durante 12 anos em várias escolas da cidade e foi conselheiro regional da Apeoesp. Foi membro do primeiro Conselho Tutelar de Embu em 1993 e o primeiro secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública no período de 2003 a 2006. No ano seguinte, foi secretário de Planejamento e voltou para a secretaria de Serviços Urbanos em 2008. Milton coordenou com sucesso as duas campanhas do prefeito Prefeito e a vitoriosa campanha do prefeito Prefeito.
Secretaria de Planejamento: Geraldo Juncal Júnior
É casado e pai de dois filhos. Paulista de Araçatuba, é arquiteto urbanista formado pela PUC de Campinas e especialista nas áreas de habitação, saneamento, urbanismo e meio ambiente. Presta consultoria para órgãos públicos e movimentos sociais em todo o país. Começou a trabalhar em Embu em 2003, dando assessoria à Companhia Pública Municipal Pró-Habitação, órgão que passou a presidir logo em seguida e que foi totalmente reestruturada em sua gestão.
Secretaria de Saúde: Sandra Magali Fihlie Barbeiro
É casada e mãe de dois filhos. É médica sanitarista formada pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com formação também em Geriatria e Geriontologia pela Escola Paulista de Medicina-Unifesp. Participou da Coordenação em Saúde da gestão da prefeita Marta Suplicy em São Paulo na região do Tremembé/Jaçanã. No mesmo período, implantou a Coordenação de Vigilância em Saúde no município de São Paulo. Atuou como diretora-adjunta de Saúde da região de Perus no governo da então prefeita Luiza Erundina.
Secretaria de Segurança e Transporte: Francisco Carlos Pereira da Silva
Mais conhecido como Kal, é casado, pai de dois filhos. Mora no Jardim Santo Eduardo há 43 anos. Atuou como gerente financeiro na iniciativa privada mais de 16 anos e montou negócio próprio: é empresário do comércio de autopeças no bairro onde reside. Tem curso superior de Gestão Empresarial.
Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública: Nelson José Pedroso
Nasceu no interior do Estado de São Paulo e reside no nosso município há 25 anos. Morou no Jardim Júlia e fixou-se no Parque Pirajuçara, como comerciante do ramo de padaria e supermercado. Seu gosto pela política é antigo mas só alcançou a vereança em 2004, mandato que conclui este ano. Foi secretário-adjunto de Serviços Urbanos entre 2003 e 2004 e líder do governo Prefeito por dois anos.
Secretaria de Turismo: José Aparecido da Silva
Mais conhecido como Ronaldo, é corretor de imóveis e mora no Jardim Santa Teresa desde 1966. Nasceu no Taboão da Serra. Em 2001, começou a trabalhar na Funerária Municipal de Embu. Em 2007, atuou como secretário-adjunto de Governo, ao lado de Paulo Giannini, e em 2008 ocupou a Chefia de Gabinete.
Chefia de Gabinete: Cristina Santos
É casada e tem um filho. Formada em Comunicação Social, especialidade em Marketing, também fez curso de Ciência Política no Instituto Jorge Batista em Osasco. Foi secretária do prefeito Prefeito de 2001 a 2004 e implantou e coordenou a Assessoria de Comunicação de 2005 a 2008 que atendia as 14 secretarias municipais. Implantou o Portal Municipal, premiado pela Fundação Getúlio Vargas e referência por ser o primeiro da região a oferecer serviços online. Consolidou o informativo Circulando como o melhor veículo de informação da administração com os munícipes. Antes, trabalhou na iniciativa privada como assistente de marketing e produção. Em 2006 e 2008, coordenou a área de comunicação das campanhas de Prefeito a deputado estadual e a prefeito, respectivamente.
Companhia Pública Pró-Habitação: João Honório da Silva
É paranaense, casado, pai de dois filhos. Trabalhou durante 14 anos na Câmara Municipal, passando por diversos cargos até chegar ao cargo de diretor Geral e Administrativo. É bacharel em Direito, pós-graduado, com especialidade em Direito Constitucional e Administrativo. Trabalhou em diversas pastorais e movimentos, sendo coordenador da comunidade São Gabriel pelo período de sete anos. Atualmente é ministro. Foi presidente da Associação dos Moradores de Bairro do Jardim Ângela. Foi secretário municipal de Planejamento de maio de 2007 a dezembro de 2008.