O Seminário, organizado em palestras e mesas de interesse, é parte do programa de formação dos profissionais de educação que atuam no município.
Todos os profissionais de educação que trabalham nas Unidades Escolares precisam falar "com" a criança e a comunidade ao invés de falar "sobre" elas.
Ensino ligado à cultura ganha importância
Ações conjuntas, que partem de dentro da sala de aula, do governo, da família e envolvem as comunidades com a escola estão gradativamente melhorando a qualidade do ensino na rede municipal do Embu. A conclusão foi destacada no 5º Seminário de Educação de Embu das Artes, realizado nos dias 13 e 14 de outubro. Sob o tema Educando para a Paz e Solidariedade, a quinta edição do encontro reuniu na abertura mais de 1.000 pessoas, entre educadores, agentes escolares, pais e alunos da rede municipal, além de autoridades e convidados. Refletir sobre o aprender e incorporar a cultura local, regional e/ou nacional ao ensino, utilizando a música e os costumes das comunidades são elementos cada vez mais valorizados mundialmente. Com uma larga experiência no exterior, a consultora internacional de Projetos Educacionais ligada à Universidade de São Paulo (USP) Elvira Lima, usou como exemplo de aprendizado a execução do hino nacional. Feita por alunos do Centro Educacional Municipal para Deficientes Armando Vidigal, a apresentação com instrumentos percussivos de lata encheu o ambiente de ritmo e sensibilizou a todos.
“A emoção faz parte de todo processo de aprender. Quem viveu fora (do Brasil) sabe o quão inovador e humano é isto que vimos aqui hoje???, afirmou. Elvira salientou, ainda, que a vivência educacional desenvolvida nas escolas municipais da cidade deve ser divulgada. “Vamos socializar essa experiência com outras comunidades pelo Brasil. Eu, que não tinha ainda falado do Embu em minhas palestras no exterior, vou levar essa experiência para a Europa???, concluiu.
Há um longo caminho a percorrer, mas a Educação é uma das prioridades da administração municipal que está alcançando bons resultados. Lembrando o primeiro seminário, realizado em 2001 – ano inaugural de sua gestão – o prefeito Geraldo Cruz salientou a importância do interesse coletivo em ter uma escola melhor. “Estamos juntos buscando soluções para melhorar nossa educação. Cinco anos depois (do primeiro evento) temos uma cidade mais limpa, com menores indicadores de violência. Estamos trazendo oportunidades para quem não pôde cursar uma faculdade e cinco escolas já elegeram seus diretores???, avaliou. A participação da comunidade na escola e desta na comunidade é vista como um instrumento de inclusão e desenvolvimento social. De acordo com Rosimary Matos, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer é fundamental “incluir e incentivar todos a ocupar seu devido espaço na escola. Estamos mais do que nunca desafiados a construir o conhecimento e a escola tem de ser exemplo. Para isso estamos aqui???.
“Relação professor-aluno???
Foi com muito bom humor e energia que o professor Vasco Moretto conduziu sua palestra sobre “Fundamentos éticos e psicossociais da relações professor-aluno??? a aproximadamente 1.200 educadores da rede municipal.
Utilizando-se de exemplos do dia-a-dia, Moretto fez um verdadeiro exercício de empatia com os professores, abordando as diferenças entre ética e moral, analisando as formas que esses dois temas repercutem na avaliação do aluno. “Se educarmos para ética com respeito e compreensão, cumpriremos as leis e normas não por medo da repreensão, mas por generosidade, por amor, e isso fará a diferença. Caso contrário, a educação pode insistir o quanto quiser que continuaremos com os mesmos problemas sociais???, explicou.
Em outro momento levantou questões polêmicas instigando a reflexão dos educadores sobre a prática do ensino pedagógico aplicado em sala de aula. Nessa direção, a palestra abriu-se para outros temas interligados, como as diferenças entre: indivíduo, sujeito, pessoa (desdobrando para os diferentes perfis de aluno – extrovertido, introvertido, instintivo, pensador); e cidadão.
Segundo, Regina Apolinário, professora da Escola Municipal Jequitibá, as palestras do 5º Seminário de Educação são fundamentais para agregar conhecimento aos educadores, além de possibilitar o encontro e troca de experiência entre profissionais da área. “Gostei muito do tema ‘Conflito Sim, Violência Não’ e também da palestra do professor Vasco. Ética e Moral são dois pontos importantes que precisamos melhorar sempre???, disse.
O Seminário foi composto ainda de diversas mesas de interesse coordenadas por profissionais da USP, SOS Mata Atlântica e da Secretaria Municipal de Educação. Destacado pela participação de pais e alunos, não apenas de educadores, o evento contou com as presenças do vice-prefeito Roberto Terassi, de vereadores que foram representados à mesa por Maria das Graças de Souza, presidente da Câmara e secretários municipais.