Embu das Artes completou 52 anos de emancipação político-administrativa na sexta-feira, 18/2. A emoção de relembrar o passado, falar do presente e planejar o futuro da cidade estavam presentes na pauta da sessão solene realizada na Câmara Municipal que reuniu cerca de 200 pessoas e abriu as comemorações do aniversário da cidade.
Em nome de Annis Neme Bassith, primeiro prefeito de Embu, o jornalista Marcelo Souza, contou como foi o processo de emancipação da cidade desde o encaminhamento do pedido à Assembléia Legislativa de São Paulo até a posse do primeiro prefeito. Ele relatou sobre quando entrou no prédio, onde hoje é uma agência do Banco do Brasil no centro da cidade, e não havia móveis e sequer materiais de escritório para trabalhar. Outro emancipador presente foi Benedicto Lourenço de Moraes.
O prefeito Prefeito enfatizou que não se cansa de ouvir a história da cidade, pois é importante lembrar esse momento, da luta encampada pelos emancipadores para que Embu das Artes se tornasse um município. “Povo que não tem memória, não tem história” – disse.
Os vereadores Silvino Bomfim (presidente da Câmara), Maria Cleuza Gomes (Ná), Julio Campanha, João Leite, Luiz Calderoni e Edgardo Cabral, representando o legislativo, foram à tribuna para prestar a homenagem à cidade. Falaram sobre o Embu de hoje, dos avanços de governo que podem ser contemplados. Uma cidade com inclusão social e desenvolvimento sustentável. Também destacaram a importância de deixar um legado para as gerações futuras, para isso, há um longo caminho a percorrer que foi iniciado pelos emancipadores.
Em seguida, o deputado estadual, Gilmaci Santos declarou seu apoio ao projeto apresentado pelo colega de casa, o deputado Donizete Braga, para a realização do plebiscito para alteração do nome da cidade. Disse ainda que a Assembléia Legislativa está de portas abertas para receber o prefeito e vereadores de Embu das Artes.
O vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha) contou que há muito tempo sonhava em morar em Embu. Mesmo morando no Capão Redondo sempre vinha à cidade para visitar sua avó. “No Embu tinha esportes, era um lugar bonito, e sonhava morar aqui”, o sonho foi realizado em 1984 quando passou a morar no Jardim Santo Eduardo.
Prefeito apresentou um vídeo com as realizações dos dois anos de governo e destacou obras e serviços importantes para o município, mas ponderou: “precisamos fazer a auto-critica todo o santo dia, porque ninguém é dono da verdade”.
Ele agradeceu especialmente à Câmara pela parceria que tem com o governo. Os 13 vereadores trabalham em conjunto com o governo municipal. Prova disso é que na quinta-feira, 17/2, o prefeito, secretários municipais e vereadores estiveram reunidos para, juntos, traçarem medidas para atender melhor à população.
“Ninguém constrói nada sozinho. Todos os prefeitos e vereadores contribuíram para a construção do município que temos hoje”, ressaltou Prefeito. Mas apontou medidas para que, no futuro, Embu possa avançar ainda mais. Para isso, “é necessário unir forças para batermos na porta dos governos federal e estadual para trazer recursos para o município”.
Essa unidade política não só em Embu, mas também entre os municípios da região, foi responsável por trazer a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mais de 30 milhões de reais em recursos para a construção do Parque da Várzea do Rio Embu – Mirim.
Silvino Bomfim de Oliverira Filho (presidente); José Carlos Ferreira de Proença (vice-presidente); Luiz Carlos Calderoni (1º secretário); Edgardo José Cabral; Milton Arenzon (Milton do Rancho); Maria Cleuza Gomes (Ná); Júlio César Campanha; João Bernadino Leite; Gilvan Antonio de França (Gilvan da Saúde); Elisabete Alves Carvalho; Carlos Pires de Lima; Arthur Almeida.
As autoridades convidadas a compor a plenária foram:
Annis Neme Bassith, Benedito Lourenço de Moraes – Emancipadores; Margarida Degashi – filha do emancipador Hideo Degashi; Paulo Giannini – secretário de Governo que, na ocasião, representou todos os secretários municipais; padre Sebastião Gomes Neto – Paróquia Nossa Senhora do Rosário; José Roberto Terassi – ex vice-prefeito de Embu; Fernando Augusto Marques Cera – Gerente Regional da Caixa Econômica Federal; Angela Maria Bressali – presidente da Câmara Municipal de Juquitiba; Roberto Izidoro de Andrade – presidente da Câmara de São Lourenço da Serra; Whashington Dobashi – vereador de São Lourenço da Serra; Amarildo Gonçalves (Chuvisco) – presidente da Câmara de Itapecerica da Serra; Wilson Ferreira de Castro – capitão da Polícia Militar; Carlos Alberto Cardoso de Camargo (Caca) – presidente da OAB Embu.