Shopping mostra fotos de Embu das Artes e Taboão

07/02/2014 - 0:00
Shopping mostra fotos de Embu das Artes e Taboão
Acessibilidade

Embu das Artes completa 55 anos de emancipação político-administrativa no dia 18/2. Entre os eventos que marcam a data inclui-se a exposição conjunta Passado e Presente, de fotos do centro da cidade e do município vizinho Taboão da Serra, que faz 55 no dia 19/2. A iniciativa de realizar a exposição é do jornalista e fotógrafo Eduardo Toledo (Portal O Taboanense). Ele e Ricardo Vaz fizeram as imagens atuais do centro das cidades e buscaram nos arquivos das prefeituras registros do passado.

 

A Exposição Passado e Presente retrata regiões do centro de Embu das Artes e de Taboão da Serra. As imagens do passado das duas cidades, em algumas fotos antigas dos seus acervos, são confrontadas com as atuais, feitas do mesmo ponto em que foram tiradas há 20, 30, 40 anos ou mais. Eduardo Toledo, que assina as fotos atuais de Embu das Artes, diz que buscou produzi-las do mesmo ângulo em que foram feitas no passado e se surpreendeu ao perceber que Embu das Artes, embora sofrendo as consequências da expansão da BR 116, que há 50 anos não era duplicada, e da construção do Rodoanel, vem conseguindo preservar o centro histórico.

 

Reproduzir exatamente o que está na foto exige paciência, técnica, pois os avanços tecnológicos dos equipamentos, especialmente de lentes, podem dificultar a reprodução exata. Em cerca de meio século, as mudanças foram mais acentuadas no centro de Taboão da Serra, cortado pela BR116.

 

“Nesse período, as mudanças foram dolorosas para Embu das Artes. A gente vê o volume de carro da BR, mas quando está no centro da cidade tem uma tranquilidade, uma paz, remete a minha infância. Fazia tempo que não andava. Fiquei 7 horas caminhando para fazer as fotos. Tomei raspadinha e, embora more há 36 anos no Taboão, recordei meus domingos em Embu”, afirma Eduardo.

 

VISITAÇÃO DE 1, 5 MILHÃO DE PESSOAS

 

Parece exagero, mas não é. O trabalho da dupla de fotógrafos consolida uma valiosa parceria com o Shopping Taboão da Serra, com área de quase 50 mil km², 13 empresas âncoras, incluindo Carrefour, Lojas Americanas, Marisa, Casas Bahia, 30 fast foods e que, cada vez mais, tem recebido lojas de grife, como a Malwee Brasileirinhos, de moda infantil, que acaba de se instalar. Tudo isso para atender 1,5 milhão de visitantes/mês, 72% mulheres, 63% pessoas de 20 a 39 anos e 62% da classe B.

 

Cada praça do shopping tem o nome de uma cidade da região e a exposição está na Praça Embu das Artes, na entrada principal do shopping, que pertence ao grupo Aliansce Shopping Centers. É a quarta exposição que Eduardo faz no shopping. Fez uma sobre paisagens e outra sobre Taboão e sua população. Posteriormente mostrou mulheres brasileiras, na mostra que incluiu representantes de Embu das Artes, como as vereadores Bete e Rosana, Raquel Trindade e a ex-secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, que continua presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito.

 

O shopping Taboão fica na Rodovia Regis Bittencourt, 2643, Taboão da Serra. Estacionamento: R$ 6,50 (carros) e R$ 5,50 ( motos). Entrada gratuita. Até 19/2.

----
Compartilhe nas redes sociais