Treinamento prepara servidores para contato com o público

12/08/2014 - 0:00
Treinamento prepara servidores para contato com o público
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A partir desta semana quem comparecer aos setores de atendimento da cidade, a exemplo do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), certamente vai perceber que os servidores estão ainda mais atenciosos. Isso porque, na última sexta-feira, 8/8, as equipes de atendimento, dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, passaram por treinamento. Durante todo o dia, exercitaram e ouviram palestra de uma das melhores autoridades no assunto, o profissional de comunicação corporativa Marcos Gross Scharf.

Ralf Rossini do Nascimento, 28 anos, ex-militar, há 15 meses trabalhando no atendimento do PAT, diz o que aprendeu: “Foi excelente. Ampliei o meu conhecimento, a forma de abordagem. Agora eu não atendo mais desempregados, mas uma pessoa em busca de uma oportunidade”. O que diz confere com o conceito divulgado pelo palestrante  no seu livro Dicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias Para os Relacionamentos e os Negócios (editora Trevisan): “Muitas coisas parecem óbvias, mas exatamente por isso são ignoradas.”

Ao abrir o evento, a secretária adjunta de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, destacou a importância do treinamento. “Os atendentes são a porta de entrada da secretaria e essa capacitação vem ao encontro da nossa proposta de atendimento”, declarou. O Treinamento de Atendimento ao Público com Qualidade e Padrões de Excelência foi ótimo para Taís dos Santos Pereira, coordenadora do trabalho desenvolvido pelos 12 atendentes do PAT.

Na sua opinião, o curso “quebrou a rotina e deu um ânimo a mais para a própria equipe”. Para ela, “alguns detalhes fazem toda a diferença e isso é bom para o servidor e para quem procura o PAT”, que atende pessoas com 14 anos (idade para carteira de trabalho) ou mais. “O treinamento envolveu muitas questões, como melhorar o atendimento. Foi muito rico”, afirma Gerusa Alves, diretora de Trabalho e Qualificação Profissional da secretaria.

Vale lembrar que a comunicação é uma das características do governo Prefeito, que ampliou o direito à informação ao criar em 2009 a Secretaria de Comunicação Social e implantar o Jornal da Cidade e outros meios para informar a população.  O treinamento faz parte do projeto de valorização do servidor público, com benefício para a população. Incluiu temas como conhecer o público, comportamento e atendimento.

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