Vacina contra a gripe já está disponível na rede municipal de saúde

Sandra Martins
28/04/2023 - 15:03
Vacina contra a gripe já está disponível na rede municipal de saúde

O Ministério da Saúde iniciou a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza). Neste ano, a recomendação é que a vacinação seja feita em uma só etapa, abrangendo todos os grupos prioritários, veja aqui:

– Idosos com 60 anos e mais;

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

– Gestantes e puérperas;

– Povos indígenas;

– Trabalhadores da saúde;

– Professores das escolas públicas e privadas;

– Pessoas com comorbidades;

– Pessoas com deficiência permanente;

– Forças de segurança e salvamento;

– Forças armadas;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema prisional;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade.

Para se vacinar, basta ir a um dos postos de saúde da cidade e levar um documento com foto e a carteira de vacinação (caso tenha).

Crianças

Todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores, devem receber apenas uma dose em 2023. Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade. Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

Com informações do Ministério da Saúde