Os projetos e seus autores selecionados no concurso dos 13 Portais de Entrada de Embu das Artes são:
1 – PORTAL AV. ELIAS YAZBEK (CAIPIRÃO)
Título: Mosaico
Autor/proponente: Camilla Almeida Silva. Moradora do Jardim Presidente Kennedy, Embu (SP), cursa o 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo na FAU/USP. Desenvolve atividades de comunicação visual para fins acadêmicos. Com orientação de professores, fez projeto de comunicação visual, com criação de identidade visual e sinalização para a Ciclovia do Rio Pinheiros, na Capital.
2 – PORTAL AV. ELIAS YAZBEK (PIT)
Título: Cobra Reluzente
Autor/proponente: Marcello Cusano Lindgren
3 – PORTAL JARDIM TOMÉ
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho. Arquiteto de São Paulo (SP), formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 2000, venceu em 2007 o concurso GP de Arquitetura Corporativa e Obras Públicas, com o projeto institucional Paraty Cena Mundi, em Paraty. Classificou-se em segundo lugar com o projeto Eco-Building Center, na categoria de hotelaria, e terceiro lugar, na categoria residencial, com a obra do Condomínio Residencial Morumbi, em 2008. Atua em diferentes segmentos da arquitetura, incluindo novos conceitos em edifícios ecossustentáveis. É sócio da WDA Arquitetura e Empreendimentos Imobiliários Ltda.
4 – PORTAL CAPUAVA
Título: Tecer o Imaginário Urbano
Autor/proponente: Daniele de Souza e Vinícius Capella Gomes. Daniele formou-se em arquitetura na Universidade São Judas Tadeu, São Paulo (SP), em 2009, e vem atuando no desenvolvimento de projetos de estudo preliminar. Recebeu menção de destaque no Concurso Internacional de Arquitetura 2009, do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Venceu o concurso Iniciativa Solvin 2008, com projeto Brinquedoteca Itinerante – Sustentabilidade Energética e Social. Vinícius é arquiteto e urbanista, também graduado pela Universidade São Judas Tadeu, em 2009, e em Técnico em Edificações pela E.T.E. Getúlio Vargas, em 2004. Recebeu menção de destaque no Concurso Internacional Museu Exploratório de Ciências/Unicamp, em 2009, e menção honrosa no Concurso Pré-fabricado em Concreto, 2009, por dois edifícios. Em 2008 venceu Concurso Iniciativa Solvin, com o projeto Mobiliário Urbano Itinerante. É arquiteto da Marko Brajovic.
5 – PORTAL ITATUBA
Título: Embu de Barro
Autor/proponente: Marcello Cusano Lindgren. Arquiteto urbanista de São Paulo (SP), em 2009 recebeu menções honrosas na VIII Bienal Internacional de Arquitetura, por Parque-Cidade Porto, e em Concurso Internacional de Arquitetura, por Museu Exploratório de Ciências/Unicamp, e, em 2001, no Concurso Público Nacional, por Urbanização da Orla de Itaparica-ES. Venceu Concurso Público Nacional com Requalificação Urbana do Pólo da Glória, em 2002, entre outras premiações. Realizou exposições e sua formação inclui especializações em arte e filosofia.
6 – PORTAL RESSACA
Título: A árvore
Autor/proponente: Marcelo Todescan. Morador de São Paulo (SP), o arquiteto tem 20 anos de experiência. É membro fundador da Ecovila São Paulo, projeto de ecovilas urbanas. É membro da Ecovillage Network of the Americas – Brasil, Gaia Education e Transition Towns. É sócio da Todescan Siciliano Arquitetura, membro e fundador do Instituto CRIS – Referência Integração Sustentabilidade, membro e fundador da revista GEA Global Ecologia Arquitetura, membro e articulador da rede brasileira de Cidades em Transição. Faz parte de sua obra a passarela verde da avenida Eusébio Matoso, na Capital.
7 – PORTAL PINHEIRINHO
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho
8 – PORTAL SANTO EDUARDO
Título: sem título
Autor / proponente: Walter Dias Pereira Filho
9 – PORTAL DOM JOSÉ
Título: sem título
Autor/proponente: Adelio Sarro Sobrinho. Pintor e escultor de Diadema (SP), autodidata, começou a desenhar na infância, trabalhando com vários suportes, como madeira, mármore, metal, passando para a ilustração de desenhos e depois pintura. Desde 1972, vem realizando exposições no Brasil e exterior. Tem obras em diversos museus e em cidades do País.
10 – PORTAL VALO VELHO
Título: sem título
Autor/proponente: Walter Dias Pereira Filho
11 – PORTAL CASA BRANCA
Título: Urbano
Autor/proponente: Camilla Almeida Silva
12 – PORTAL CASTILHO
Título: sem título
Autor/proponente: Gustavo Alonso Borges. Morador de Franca (SP), é arquiteto, com experiência de seis anos na criação e execução de obras. Entre esses projetos estão propostas para o Aeroporto Internacional em Ribeirão Preto (SP), para a Universidade de Música em Araraquara (SP), e de um museu. Executou obras em residências.
13 – PORTAL PIRAJUÇARA
Título: Musas de Embu
Autor / proponente: Marcello Cusano Lindgren.
A construção dos portais turísticos em todas as entradas de Embu das Artes, que faz divisa com São Paulo, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra, somando 11 acessos, mais as duas entradas da cidade, é compromisso de campanha do prefeito Prefeito. Quando forem instalados, deixarão a cidade mais bonita, beneficiando os visitantes. Vale lembrar que, nesses dois anos de administração, o governo municipal cumpriu muitas de suas propostas para uma Cidade bonita, Organizada e Segura, premiando moradores e turistas com o Parque Rizzo e praças revitalizados, com paisagismo e iluminados, embelezamento de ruas e logradouros, ampliação do Programa Cidade Limpa, capacitação de agentes de trânsito, entre outras medidas.
A comissão julgadora do concurso Portais Turísticos foi integrada por representantes do governo municipal – Vitor Mazzetti Filho, Secretaria de Obras; José Olvídio Peres Ramos, Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Rita de Cássia de Biagio, Secretaria de Turismo; Paulo Renato Dud, Secretaria de Cultura – e pelo consultor/arquiteto especializado em arte urbana Nelson José Urssi.
Dos 30 proponentes inscritos no concurso, 17 entregaram suas propostas até a data prevista pelo edital. Decidiu-se também pela atribuição de pontuação para o cumprimento de todos os itens previstos pelo edital. Na seleção, foram considerados os critérios culturais, técnicos e artísticos, a apresentação correta de documentação e a execução, envolvendo adequação, tempo de instalação e manutenção dos portais. A verba destinada aos 13 portais é de quase R$ 1 milhão e faz parte do Programa Turismo Social no Brasil – Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística, do governo federal.
Informações: Secretaria de Cultura, 4785-3683.