Coordenação: Dra. Célia Medina – médica , epidemiologista
Telefones: (11) 4785-3540 / (11) 4785-3542
A área de Vigilância em Saúde é responsável pelo monitoramento da situação de saúde e seus determinantes, contemplando a saúde, a doença, os agravos, entre eles, os acidentes e violências, além dos chamados “riscos” à saúde: agentes químicos, físicos e biológicos, assim como as condições de vida e trabalho, a que estão expostas as populações.
Cabe ainda a essa área realizar diagnósticos, investigar, notificar e registrar, gerir banco de dados, analisar e difundir informações de saúde e correlatas, bem como sugerir e executar ações e projetos de controle e prevenção de doenças e de promoção de saúde. Atua no ambiente físico, monitorando a qualidade da água de consumo, bem como as condições e contaminação do solo.
Outra vertente é a vigilância e prevenção das zoonoses, voltada para os ambientes domiciliares, outras edificações, espaços públicos e privados, controle de criadouros de animais sinantrópicos, insetos e animais domésticos, visando garantir as condições de saúde, bem estar animal e ambientes saudáveis.
Finalmente cabe à vigilância, a coordenação e apoio aos projetos e ações de promoção de saúde, especialmente as voltadas para adultos, idosos, jovens e adolescentes.
Áreas:
Vigilância Epidemiológica:
Supervisor: Enf. Leonardo Marcolan
Técnicas: Enf.Marlene Games Locatelli e Enf. Roseli Banhos
Tem como propósito:
1. Apoiar e fornecer orientação técnica e decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos no município. Investigar, notificar, gerenciar bancos de dados, analisar e divulgar informações, priorizando as doenças e agravos de notificação compulsória e as doenças crônicas não transmissíveis
2. Conduzir os programas:
Programa de Controle da Tuberculose: Visa diagnosticar o mais precoce possível, tratar e curar os pacientes. O diagnóstico e tratamento são realizados em todas as unidades de saúde, bem como a distribuição gratuita dos medicamentos. Hoje estamos entre os melhores municípios do Brasil no controle da Tuberculose, tendo recebido vários prêmios, no Estado e a nível nacional.
Programa de controle da Hanseníase: O município conseguiu a certificação da erradicação desta doença, no ano de 2006. O tratamento é realizado na UBS SÃO MARCOS e diagnóstico é feito em todas as Unidades.
Programa de Imunização: Coordena a execução das campanhas de vacinação do município, planejando e controlando o abastecimento, a distribuição e a qualidade das vacinas. É também responsável pelo treinamento/atualização dos profissionais de saúde nessa área dentro do município.
Programa de controle das DST-AIDS
Coordenação: Geanne Greggio – Educadora, bióloga
Programa voltado para o controle e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis – sífilis, hepatites B e C, úlceras genitais e a AIDS.
Centro de Referência – UBS Centro
Programa de Vigilância Ambiental
Coordenação: Aida Mendonça Farmacêutica
Tem por objetivo monitorar e prevenir agravos provocados pelas alterações do Meio Ambiente, água, solo e ar. Monitora a qualidade da água através da coleta e análise sistemática de amostras de água de consumo humano e iniciará em 2013 as ações de controle de qualidade do solo.
Vigilância Sanitária:
Supervisora: Dra. Ângela Fukushima – Cirurgiã Dentista
Desenvolve um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
Desde junho/2012 com a implantação da lei municipal nº189/2012, as solicitações de abertura, renovação, alteração de endereço, responsabilidade legal e licença de funcionamento de VISA têm sido analisadas e deferida através do sistema web no site da prefeitura pela empresa legal.
As ações são realizadas por denúncias, demandas internas, externas e rotina.
Vigilância da Saúde do Trabalhador
Supervisora: Flávia Carotta – Fonoaudióloga
A Vigilância da Saúde do Trabalhador a partir de 2014 inicia a sua implantação no município de Embu das Artes. A área de saúde do trabalhador deve zelar pela saúde nos ambientes de trabalho e nas relações do ser humano com esse. As ações estão voltadas para a promoção à saúde, prevenção de agravos, recuperação, tratamento e reabilitação da saúde do trabalhador.
Para que sejam eficazes, as ações de saúde do trabalhador implicam em articulações com vários outros setores organizados da sociedade.
O Plano de implantação da Saúde do Trabalhador em Embu das Artes, num primeiro momento, prevê a sensibilização dos trabalhadores de saúde para esse novo olhar no atendimento ao trabalhador nos serviços de saúde, bem como um diagnóstico do trabalhador no município e as condições relativas à saúde no ambiente de trabalho. Inicialmente as ações serão realizadas por denúncias, através das notificações, demandas internas, externas.
Centro de Controle de Zoonoses:
Diretora: Dra. Raquel Abrambres
O CCZ é o órgão responsável pelo controle dos agravos e doenças transmitidas por animais para os seres humanos, e vice-versa (zoonoses). Este controle é realizado por uma equipe, que está a campo para atender as demandas e solicitações da população (feitas através do 08007730005 – disque serviço) e realizar as ações e programas estabelecidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.
Através do gerenciamento de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros), o CCZ previne a transmissão de muitas zoonoses consideradas graves e de grande importância para a Saúde Pública, como: dengue, raiva, leptospirose, toxoplasmose, hantavirose, febre maculosa, etc.