Muito se ouve falar, mas pouca gente sabe o que é um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e como ele funciona. O CCZ de Embu das Artes garante o bem-estar de animais e da população. Localizado no bairro de Itatuba, é um órgão responsável pelo controle dos agravos e doenças transmitidas de animais para seres humanos (zoonoses). É um posto permanente de vacinação contra raiva.
Por meio do controle de populações de animais domésticos (cães e gatos) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, ratos, mosquitos, abelhas, pombos, entre outros), o CCZ influencia no controle da transmissão de muitas zoonoses consideradas graves e de grande importância para a saúde pública, como dengue, zika vírus, chikungunya, raiva, leptospirose, toxoplasmose, hantavirose, febre maculosa, entre outras.
Importante: o CCZ não recolhe animais de rua ou comunitários, nem animais abandonados pelo proprietário, salvo nas condições previstas na Lei 12.916/08.
Posse responsável
No CCZ também há animais disponíveis para adoção. A vantagem é que eles já estão devidamente protegidos contra as doenças mais frequentes, vacinados, castrados e vermifugados. Atualmente, existem 14 cães e 11 gatos disponíveis.
A posse responsável dos animais é um compromisso com a vida. Conviver com um bichinho de estimação é um privilégio, porém é também uma responsabilidade que pode durar muitos anos, já que a expectativa de vida de cães e gatos supera os 10 anos. Por isso, antes de receber um animal em casa, é importante refletir e não adquirir por impulso.
Devemos considerar: o tamanho do bicho quando adulto (caso adquira um filhote); as características comportamentais para adequação do animal ao estilo de vida do dono; custos de vacinação e tratamento de saúde em caso de enfermidades; as despesas mensais com alimentação, banho, produtos de higiene; o tempo disponível para interagir com o pet; o tamanho e a adaptação do imóvel para recebê-lo (instalação de telas, por exemplo, em caso de adoção de gatos); haver concordância da família pela sua presença; pensar em locais para ele ficar nas férias ou feriados prolongados; educar ou adestrar; recolher e jogar fezes em local apropriado; identificá-lo e registrar no CCZ.
Abandonar animais é crime previsto em Lei
O artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 determina detenção de três meses a um ano e multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos ou realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo e a punição é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal. Já a Lei Estadual 16.308/16 prevê proibição da guarda do animal e de outros para aquele que maltratar animais domésticos.
Quando e como acionar o CCZ?
O Disque Serviços da Prefeitura 0800 7730 005 está estruturado para atender as demandas do CCZ. A ligação é gratuita e sigilosa. Por meio dele, é possível abrir ordens de serviços relacionadas à:
Animais domésticos (maus-tratos de animais e ações educativas para a posse responsável); castrações; controle da raiva, orientações sobre morcego; controle de Leishmaniose Visceral Americana (exames laboratoriais e orientações; abelhas, vespas e marimbondos (atendimentos, orientações, retirada de ninhos e vistorias apenas nas repartições públicas e vias de acesso de pedestres); desratização em áreas públicas; orientação e recolhimento de animais peçonhentos (aranha, escorpião, cobra); orientação sobre pombos; denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Centro de Controle de Zoonoses de Embu das Artes
Estrada Velha de Cotia, 336, Itatuba
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h
Telefone: 4704-3673