A nova Delphina de Moraes

26/07/2011 - 0:00
A nova Delphina de Moraes
Acessibilidade

A cidade acaba de ganhar mais uma escola-modelo, com a inauguração da Escola Municipal Antônia Augusta Delphina de Moraes (Rua Ana Maria, 150), no Jardim Santo Eduardo, em 23/7. Com 18 salas, laboratório de ciências, salas multiuso, biblioteca e um ateliê de arte, iniciativa inédita do município de oferecer às crianças contato com arte em ambiente adequado e em instituição pública, a escola virou xodó do bairro. Na abertura das portas da escola, uma das mais antigas da cidade e que foi totalmente reconstruída, com reordenação e ampliação de ambientes, a vizinhança compareceu e, ao lado do prefeito de Embu das Artes Prefeito e de outras autoridades, percorreu as instalações. 

“Viemos ver como ficou”, diz Rosimeire Maria Lins Ferro, 43 anos, que entrou na antiga escola com seis anos – “quando a entrada ainda era pela quadra” –, depois frequentada pelo filho de 15 anos e agora por Jonatas, o filho mais novo, de 10 anos. Maria dos Aflitos Rosa Cavalcanti, 65, conta que na escola estudaram os sete filhos e agora os netos. Passeia pela Delphina como se estivesse em sua nova casa, se emociona, agradece e abraça o prefeito. Fala com orgulho do filho Paulo José, 41, hoje professor universitário,  ex-estudante do Delphina. A escola, no dia 23, estava cheia e com muitos exemplo assim. Todos festejaram, ex-alunos, alunos, professores e até quem só passou para dar uma olhada. O vice-prefeito Natinha, ex-estudante da escola, também se emocionou e compartilhou com antigos colegas a alegria de ver a escola transformada.

A abertura contou com as bênçãos do pastor Amarildo (Nova Terra) e do padre Paulino, da Paróquia São José e Santo Eduardo, que durante a reconstrução acomodou parte dos estudantes da escola. “É um dia de muita alegria. Quero que alguém aponte escolas com essa qualidade que temos aqui”, disse o prefeito. Adiantou que vai instalar lousas digitais, como as do Valdelice, na Delphina, e que entregará uniformes em setembro, em razão de atrasos ocorridos no sistema de licitação iniciado em setembro de 2010. Os uniformes serão confeccionados em tecido testado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por solicitação da Prefeitura.

Reforma e construção de escolas, com padrão Paulo Freire, transporte porta a porta, merenda natural todos os dias, kit escolar, com oito livros para cada criança, são algumas ações que vêm sendo realizadas pela prefeitura de Embu das Artes. Com a educação como prioridade, a cidade  melhora e exige mais. O deputado estadual Prefeito, que iniciou a recuperação do ensino no município, durante o seu mandato, em 2001, declarou que é preciso “gostar de gente” ao governar, para oferecer mais à população. Elogiou a dedicação do governo Prefeito à Educação, fato lembrado pelas autoridades e políticos que comparecem à inauguração da nova Delphina.
 
A escola

A EM Antonia Augusta Delphina de Moraes, dirigida por Maria Marta da Silva Santos, dispõe de 12 salas de aula de ensino fundamental e uma de Educação Infantil, além de biblioteca, auditório com capacidade para 200 pessoas, Ateliê de artes, laboratório de ciências equipado, refeitório para funcionários, sala de professores, sala de coordenação pedagógica, sala Saed, quadra poliesportiva coberta, playground. A Delphina de Moraes é escolas-modelo, padrão Centro Educacional Unificado (CEU), que a ex-prefeita Marta Suplicy, hoje senadora, implantou em São Paulo. O projeto de 5.400 m² foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedu).

Compareceram à inauguração: o vice-prefeito Natinha,  os vereadores Silvino Bomfim, Didi., João Leite, Beth, Carlos Pires, os secretários municipais, incluindo a secretária de Educação, Rosimary de Matos, entre outros

----
Compartilhe nas redes sociais