No projeto, independentemente do seu teor, deve constar a forma de devolução e o compromisso de absorção do impacto gerado junto à Secretaria da Saúde, ou seja, após a conclusão da coleta e análise dos dados, a instituição de ensino expõe ao órgão os resultados e dá orientações para a melhoria dos serviços.
É o caso do Pronto-Socorro do Jardim Vazame, onde já foram apresentadas propostas de aprimoramento da sala de medicação do local (alvo de uma pesquisa de análise ergonômica do trabalho) e que estão sendo avaliadas pela Secretaria para serem implementadas.
Esse intercâmbio é fundamental tanto para a formação dos futuros profissionais quanto para a qualificação dos atuais servidores de Embu das Artes envolvidos em saúde.
Pesquisas que estão sendo realizadas no município
<!–[if !supportLineBreakNewLine]–>
<!–[endif]–>
Instituição: Departamento da Prática, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.
Pesquisadora: Silvana Maria Ribeiro.
Instituição: Departamento de Morfologia e Genética da UNIFESP.
Pesquisadora: Dra. Graziela Paronetto Machado Antonialli.
Instituição: Universidade Federal de São Paulo – Departamento de Enfermagem.
Co-Investigador: Profº. Dr. José Roberto da Silva Bretãs.
Instituição: Departamento de Odonto Social – Faculdade de Odontologia da USP.
Pesquisador: Olga.
Coleta de dados: o levantamento será feito nas idades de 5 e 12 anos, através de amostragem dos alunos das escolas públicas, e a partir de 15 anos, nos pacientes usuários do serviço de saúde bucal nas unidades de saúde.
5- “Estudo de Soroprevalência de hepatite A, Varicela e portadores de Neisseria Meningitidis no Brasil”
Disciplina de Infectologia Pediátrica – Profª. Lily Yin Weckx.
Coleta de dados: coleta de sangue em jejum e secreção da garganta de 1.000 indivíduos de 1 a 24 anos residentes no município de Embu das Artes.
Instituição: Faculdade de Psicologia – Universidade de são Paulo.
Coleta de dados: o levantamento dos dados da pesquisa será feito através do monitoramento de indicadores de risco em um número de crianças a ser definido. Para a corte serão treinados aproximadamente 130 profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde deste município, que serão monitorados por mestrandos e doutorandos da linha de pesquisa.
7- “Análise Ergonômica do Trabalho do Pronto Socorro Vazame”
Coordenador: Prof. Dr. Fausto Leopoldo Mascia.
Coleta de dados: diagnóstico, observação e entrevistas com a equipe de enfermagem e, posteriormente, diagnóstico, recomendações e acompanhamento.
8- “Estudo Multicêntrico Randomizado Duplo-Cego Controlado com Placebo em Adolescentes com Dispepsia Funcional e Infecção por Helicobacter Pylori”
Orientação: pesquisadora: Sylmara Libertis O. Machado e outros.
Objetivo geral: conhecer a frequência de alterações do crescimento, desenvolvimento e os vínculos com os serviços públicos de saúde e de educação de uma corte de crianças com BPN do município do Embu das Artes, nascidos no período de 2000 a 2005.
Resultados esperados: identificação das crianças com doenças crônicas/deficiências e estabelecer os limites e possibilidades do sistema municipal em responder de forma articulada às necessidades de saúde e de educação desse grupo, bem como a definição de protocolos e procedimentos necessários para o acompanhamento de crianças com peso entre 1500 e 2500g, visando intervenções oportunas que possam contribuir para que se atinja o maior potencial desse grupo de crianças.
<!–[if !supportLineBreakNewLine]–>
<!–[endif]–>