Mais de 10 mil munícipes de Embu das Artes compareceram às Escolas José Arnaldo Mellone, Hermínio Espósito, Paulo Freire e Valdelice Prass, para exercer o direito ao voto no último domingo, 4/10, e eleger os novos conselheiros tutelares da cidade para o quatriênio 2016/2019. Essa foi a eleição mais movimentada dos últimos anos.
O Conselho Tutelar atua em âmbito municipal e é a principal instância de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Embu das Artes conta com dois Conselhos Tutelares, Centro e Santo Eduardo, sendo que cada um é composto por cinco membros, eleitos pela população local. Ao todo, 102 pessoas se inscreveram para conselheiros, 31 candidatos foram habilitados a participar da eleição e 10 eleitos, com seus respectivos suplentes.
Todo o processo foi acompanhado pela Comissão Eleitoral, pelas Secretarias de Assuntos Jurídicos e Assitência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e pela Guarda Civil Municipal (GCM) que inclusive acompanhou deslocamento das urnas até o local de apuração. A contagem dos votos foi realizada no Ginásio Hermínio Espósito, com a presença de fiscais, Ministério Público, representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e GCM. Às 21h foi anunciado o resultado.
Confira aqui a classificação dos candidatos. A lista oficial de eleitos será publicada dentro de dois dias. Os novos conselheiros e seus respectivos suplentes serão empossados em 10 de janeiro de 2016.