Eles vão chegando de todos os lados, de vários cantos da cidade e da região, do estado de São Paulo e até de outros estados. Os fuscas trouxeram cerca de mil visitantes que prestigiaram o 12º Encontro Só Fusca Club de Embu das Artes no domingo (15/5). O evento organizado pelo clube embuense tem o apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Turismo.
O grande estacionamento do Parque do Lago Francisco Rizzo ficou pequeno para receber os mais de 400 fuscas inscritos e centenas de outros veículos dos visitantes. Os modelos expostos do carro que virou uma espécie de paixão nacional iam dos mais simples aos personalizados, e alguns até exóticos.
Premiados com troféus e certificados, os inscritos concorreram em quatro categorias: Mais Modificado, Mais Antigo, Mais Original e Maior Comboio (a partir de cinco veículos). Entre os clubes presentes, destacaram-se pelo número de participantes o Fusca Club de São Roque e o Pirituba Fusca Club, de São Paulo. Nas placas, as cidades de tantos fuscas eram diversas: as vizinhas Taboão, Itapecerica, Embu-Guaçu e São Lourenço; ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema); Santana de Parnaíba, Arujá, Jacareí, Osasco, Jandira, Suzano, Bragança Paulista, Sumaré, Piedade, Mairinque, Sorocaba, Mococa, Cruzeiro, e Piraquara (PR), entre outras.
Um dos aficionados, o mecânico Pepe, presidente do Só Fusca Club de Embu das Artes e morador do Jardim São Marcos há 35 anos, vê o evento que criou em 2000, para comemorar os 500 anos do Brasil, crescer a cada nova edição. O Fusca é o primeiro carro da família geração a geração. A paixão que veio do pai, ele já passou para os filhos e netos. “Minha maior tristeza é ver um Fusca indo para o desmanche”, conta.
Para concorrer ao sorteio do kit Só Fusca Club, composto por camiseta, adesivo e certificado, os participantes doaram 2 quilos de alimento não perecível. No total, o Banco de Alimentos de Embu recebeu cerca de 750 quilos. Tudo é distribuído às mais de 2 mil famílias atendidas pelo Programa de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade.
Fusca em arte 3D
Neste ano, quando a cidade votou em plebiscito que quer incorporar seu famoso sobrenome oficialmente, o mais importante encontro de fuscas da região apresentou um pouco da vocação de Embu das Artes.