A 1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Embu das Artes será realizada no dia 20 de agosto, das 9 às 16 horas, no Pavilhão de Eventos do Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320, Centro). A conferência vai discutir e elaborar propostas que contribuam para fortalecer a autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, com exercício pleno da cidadania.
Durante a conferência, o Governo da Cidade de Embu das Artes apresentará um balanço dos resultados das políticas para as mulheres já implantadas no município. Dos debates serão retiradas propostas a serem desenvolvidas para atender a mulher. Para a realização de sua primeira conferência, Embu das Artes realizou três pré-conferências, nas regiões Santo Eduardo (EM Paulo Freire), Parque Pirajuçara (Centro Cultural Valdelice Prass) e Centro (EM Mellone), seguindo a orientação da 3ª Conferência Nacional de Políticas
para as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo federal.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres estabelece políticas públicas para melhorar a vida das brasileiras. Foi criada no primeiro dia do governo Lula, em 2003, pela medida provisória 103, para desenvolver ações conjuntas com todos os ministérios e secretarias especiais. Assessora a Presidência da República na formulação, coordenação e articulação de políticas para as mulheres.
Nas pré-conferências foram debatidos os temas: Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho com Inclusão Social; Educação Inclusiva, Não-sexista, Não-racista, Não-homofóbica e Não-lesbofóbica; Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Reprodutivos; Enfrentamento de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres; Empoderamento da Participação nos Espaços de Poder e Valorização das Diversidades Étnicas e Raciais. O resultado será mostrado na 1ª Conferência, que é coordenada pela Secretaria de Participação Cidadã, por meio da Assessoria da Promoção da Igualdade de Gênero e Raça.
9h – Credenciamento e entrega do material
9h30 – Café da manhã
10h – Composição da mesa com as autoridades e convidados
11h – Apresentação cultural
11h15 – Exposição dos temas:
• Diagnóstico – Políticas Nacional e Estadual para as Mulheres
Conferencista: Mariângela Graciano – pesquisadora e ativista de direitos humanos e assessora do mandato Prefeito. Graduada em Jornalismo e Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia, pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisou educação em entidades prisionais, especialmente a educação de mulheres e sua contribuição para a sociedade civil no campo. Foi coordenadora do Observatório de Educação da Organização não-Governamental (OnG) Ação Educativa, de 2004 a 2011.• Diagnóstico – Políticas Municipais para as Mulheres
Conferencista: Marisa Araújo Silva, assistente social, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos, assessora da Promoção da Igualdade de Gênero e Raça.
12h – Divisão dos grupos temáticos
13h – Almoço com intervenção cultural
14h – Elaboração das propostas em grupo
14h45 – Apresentação dos resultados dos grupos
15h30 – Apresentação das representantes para a 3ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Brasília, de 12 a 14 de dezembro.
16h – Encerramento
Informe-se pelo telefone 4704-0238 (CRM).
Textos referências
1 – Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica
2 – Empoderamento das mulheres nos espaços de poder e valorização etnorracial e cultural
3 – Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher
4 – Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social
5 – Saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos
Fonte: Secretaria de Participação Cidadã/ Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça