Será realizada em Embu das Artes a 1ª Conferência Regional de São Paulo da Saúde da População Negra. O evento será no sábado, 30/7, às 9 horas, no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320 – Centro).
Na ocasião, serão discutidas políticas públicas para garantir a saúde da população afro brasileira e, então, levantar propostas e demandas que serão levadas às conferências de saúde.
Em uma iniciativa pioneira no estado de São Paulo, e uma das poucas no país, o Governo da Cidade de Embu das Artes lançou, em outubro de 2010, a Assessoria de Saúde da População Negra. O objetivo é propor ações que vão além de curar doenças, mas também de prevenir e promover a saúde.
Segundo a coordenadora da Assessoria, Regina Nogueira, a doença é determinada por fatores sociais, ambiental, psicológico, racial, dentre outros. No caso dos negros, em razão dos problemas sociais vividos na época da escravidão, têm propensão à diabetes tipo dois, alcoolismo e drogadição, bem como suas consequências. Ela aponta ainda que há doenças que são determinadas pela origem, nos africanos, é a anemia falsiforme.