Na abertura do Cidadania em Ação, no Campo do Jardim São Marcos, no sábado, 14/2, o prefeito Prefeito ressaltou a importância do programa para auxiliar a população de Embu das Artes a ter acesso fácil a diversos serviços de documentação, informação e saúde, desde a obtenção da primeira via da carteira de identidade até a realização de exames. O prefeito adiantou, ainda, que o aperfeiçoamento do programa, realizado desde 2001 e que já atendeu mais de 50 mil pessoas – 20 mil recorreram ao programa para solicitar documentos – passa nesta edição a acumular mais serviços de saúde, como consulta com oftalmologista e coleta de Papanicolau, e educação, com estandes para inscrição em cursos de alfabetização e ProJovem.
“O uso da estrutura, montada para atendimento no domingo, será sempre utilizada no sábado para atividades culturais, e a finalização da edição do Cidadania em Ação, no domingo, terá grande show. Assim, haverá atividades culturais antes e depois dos serviços”, disse. De acordo com o prefeito, o próximo Cidadania em Ação terá ainda mais atividades, pois contará também com uma sessão de cinema para a população no dia anterior ao evento.
A abertura contou com a participação das oficinas de Danças Cigana, do Ventre e Livre, da Prefeitura, do Grupo Batuca Lata do Centro de Referência do Idoso, além do Bloco do Barata (samba) e de Amorim Neto, que encerrou o sábado ao som da MPB.
A forte chuva que caiu na manhã de domingo, 15/2, não intimidou os moradores do Jardim São Marcos e região. Pessoas de todas as idades compareceram ao Cidadania em Ação para usufruir dos diversos serviços oferecidos gratuitamente. Das 9 às 16 horas, foram feitos mais de 2.200 atendimentos, sendo os mais procurados emissão da primeira via do RG (178), medição de pressão arterial (171), corte de cabelo (109), oftalmogia (92), CPF (83), carteira de trabalho (67), além de recreação para 550 crianças.
Segundo o prefeito Prefeito, o Campo do Jardim São Marcos será transformado em um ginásio poliesportivo coberto, com quadras e salas multiuso. “O projeto já foi encaminhado ao governo federal. Recentemente estive com o presidente Lula e bati na porta de cada deputado para trazer recursos para a população de Embu”, revelou. Ainda em seu pronunciamento, o prefeito parabenizou todos os funcionários por trabalharem voluntariamente no domingo.
As irmãs Edna da Silva Melo e Islei da Silva Melo, moradoras do Jardim Santo Eduardo, junto com Josefa Vicencia da Silva, do Jardim São Marcos, foram as primeiras a chegar ao evento. Às 4 horas da manhã, elas já estavam no local para se inscrever nos programas habitacionais da Companhia Pública Municipal Pró-Habitação.
A maioria das pessoas utilizou mais de um serviço. Francisca Rosa de Oliveira, de 52 anos, por exemplo, pegou senhas para os exames oftalmológico, de diabetes e medição de pressão. Márcia Lima da Cunha, 24, tirou o domingo para colocar a documentação em dia. “Eu estou adorando porque vou conseguir fazer tudo hoje”, declarou ela que também tirou a primeira via do RG do filho. Já Maria Ilza Brandão, do Jardim da Luz, aproveitou para fazer as unhas enquanto aguardava a filha tirar documentos.
Além dos funcionários da Prefeitura de Embu, outros profissionais também contribuiram com o Cidadania em Ação. Foi o caso de Janes Santos, auxiliar de oftalmologia, da Ótica Evolution, em Taboão da Serra. Pela primeira vez, ela participou de um projeto social. “Estou me surpreendendo, pois mesmo com o mau tempo as pessoas não deixaram de comparecer. É muito legal poder ajudar as pessoas”, disse orgulhosa. Segundo ela, que já tinha feito mais de 40 atendimentos até às 12 horas, os casos mais diagnosticados foram os erros de refração, como miopia (problema para enxergar de longe) e hipermetropia (problema para enxergar de perto).
Visando à conscientização da importância de se combater a dengue, funcionários do Centro de Atenção à Saúde da Família (CASF) Casa Branca apresentaram uma peça teatral com fantoches para a alegria da criançada, que assistiu atentamente ao espetáculo.
Secretários municipais e vereadores acompanharam as atividades. Por conta da chuva, o show do Sampa Crew foi transferido para o dia 18 de fevereiro, Aniversário da Cidade, no Parque do Lago Francisco Rizzo.