1º Encontro de Bois-Bumbá encanta e emociona crianças e adultos

30/08/2007 - 0:00
1º Encontro de Bois-Bumbá encanta e emociona crianças e adultos

Sete escolas municipais, 470 crianças, artistas populares convidados e centenas de pessoas, entre familiares e turistas, participaram no domingo (26/8) do 1º Encontro de Bois-Bumbá de Embu das Artes. Todos foram conhecer e prestigiar o trabalho da rede municipal de Educação, resultado de um grande desafio iniciado em 2005 com o objetivo de conhecer os valores e as tradições culturais arraigadas no coração e na alma do povo brasileiro. Uma história que gira em torno dos personagens Mateus e Catirina. Ela está grávida e tem desejo de comer língua de boi, mas não de qualquer boi, tem de ser o boi mais bonito do coronel. E aí você imagina o problema que a realização do desejo de Catirina vai causar ao atencioso marido e ao coitado do boi. Uma tragicomédia com desenlaces cômicos e carnavalescos, regada a muita música e dança.

“Este encontro de bois é o resultado da pesquisa realizada por aqueles que acreditam e aceitaram o desafio de trabalhar o tema nas escolas, dentre eles estão inspetores, professores, voluntários e equipe do Núcleo Arte de Educação e, em especial, o Ivo Amorim, coordenador do projeto”, disse Rosimary Matos, secretária municipal de Educação, ao abrir o evento. Ela destacou, também, a contribuição na pesquisa da artista plástica e folclorista Raquel Trindade e Tião Carvalho, do Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras. O prefeito Prefeito também compareceu e recebeu de uma aluna da rede um boi de cerâmica, feito pelo artista Zé de Assis, troféu que foi entregue a todas as escolas participantes.

Os pais e parentes dos alunos e educadores da rede lotaram a Praça da Lagoa para aplaudir a iniciativa e a atuação das crianças. “Eu trabalhei a noite toda, estou com muito sono, mas não podia deixar de prestigiar o meu filho, o Vinicius, que participa do boi da escola Astrogilda”, disse André Pereira Rampanele Nunes, entusiasmado com a participação do filho no projeto. “Eu adoro dançar e brincar com o boi”, acrescentou Vinicius, 9 anos de idade, 3ª série do ensino fundamental.

Alessandra Pereira da Silva se divertiu e apreciou o trabalho das filhas Kerolyn (10 anos) e Amanda (9 anos). Ao lado da avó das meninas, Rita Pereira da Silva, riram com as estripulias de Mateus e Catirina, do Núcleo Trecos e Cacarecos de teatro de bonecos. “Acho ótimo o projeto do boi, minhas filhas adoram e é um incentivo ao resgate da nossa cultura, além de tornar a escola mais atraente, as crianças gostam mais de ir para a escola”, avaliou Alessandra.

Guilherme Borges tem 7 anos, estuda na E.M. Janaina Agostinho Oliveira e não queria participar do projeto, mas durante o Encontro de Bois-Bumbá dançou e cantou prá valer. “Ele é tímido e deu trabalho para ele aceitar”, contou o pai que não se cansou de clicar o filho em inúmeras fotos para mostrar para a família. “Agora, passados alguns meses, ele está empolgado e o fato de dançar em grupo com os colegas tem ajudado muito o Guilherme a perder a timidez”, afirmou Borges.

Escolas participantes do projeto: E.M. Astrogilda de Abreu Sevilha – Boi do Pará; E.M. Elza Marreiro Medina – Boi do Amazonas; E.M. Janaina Agostinho Oliveira – Boi do Piauí; E.M. Jd. Marajoara – Boi do Acre; E.M. José Salvador Julianelli – Boi de Alagoas; E.M. Mauro Ferreira da Silva – Boi de São Paulo; E.M. Prof. Paulo Freire – Boi de Pernambuco.