Ocorreu nesta terça-feira, 23/11, no Parque do Lago Francisco Rizzo, o 1º Encontro de Experiências de Promoção à Saúde, que contou com a participação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e dos projetos da Secretaria Municipal de Saúde, como o Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde (SADS).
O prefeito de Embu das Artes, Prefeito, compareceu ao evento e parabenizou todos os funcionários pelo trabalho que estão realizando. “O trabalho de vocês mostra que é possível avançar com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS)” – falou o prefeito. Ele também elogiou a realização do evento. “Essa troca de experiência é muito importante para todos saberem o que acontece em outros locais do município para que juntos possamos avaliar o que podemos melhorar na área da saúde” – concluiu Prefeito. “É muito satisfatório estar aqui, na reta final de um grande ano de trabalho porque tenho visto que todos os funcionários estão abraçando a linha mestre desta secretaria que é a promoção à saúde” – falou a secretária de Saúde, Sandra Magali.
Depois da cerimônia de abertura, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos durante o ano pela Secretaria. O SADS, por exemplo, criado em 2009, atende a população que está fora da área de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e que possuem incapacidade funcional permanente, ou não. De acordo com o coordenador do SADS, Eduardo Ferreira Santana, as principais doenças que a equipe trabalha no dia-dia são: paraplegia, paralisia cerebral e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Outro dado importante, é que no Estado de São Paulo existem 645 municípios e somente Embu e mais sete cidades oferecem gratuitamente este serviço. Ressaltando que a implantação do SADS faz parte do plano de governo do prefeito Prefeito e em 2009 o compromisso foi cumprido e o serviço passou a entrar em funcionamento.
Outra apresentação interessante foi a do projeto Conviver – uma unidade da rede de atenção de saúde mental que oferece espaços de convívio e sustentação das diferenças através de oficinas e atividades coletivas -, que mostrou as atividades desenvolvidas no espaço, como Lian Gong (Ginástica Terapêutica), as oficinas de Pintura em Tela, Escultura, Pintura em Tecido, Papietagem, entre outras. A intenção da Secretaria de Saúde é que estes encontros sejam realizados anualmente para que todos os funcionários da área compartilhem suas experiências e conheçam a realidade de cada serviço de saúde oferecido para a população.