2º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Oeste acontece domingo

30/08/2019 - 12:37
2º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Oeste acontece domingo

O “2º Encontro da Rede dos Pontos de Cultura da Região Oeste” acontecerá no domingo, 1/09, das 9h às 16h, em Embu das Artes, no Centro Cultural Mestre de Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro, Embu das Artes). Na programação, estão previstas mesa de debate, oficinas e apresentações culturais.

Nessa reunião, serão debatidos os marcos regulatórios da cultura na região oeste e a construção de um bate-papo com os conselheiros de políticas culturais regionais, contando com a presença de alguns membros da Câmara Temática de Cultura do CIOESTE- Consórcio Intermunicipal da Região Oeste

Sobre o 1º Encontro

O “1º Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Região Oeste” ocorreu no dia 7 de julho, na Secretaria Municipal de Cultura de Osasco, com a participação de grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. Essa rede defende a manutenção do Plano Nacional de Cultura e se mostra contrária ao fechamento do Ministério da Cultura, pois entende que são elementos vitais para manter a estruturação de uma política pública de cultura que alcance os municípios.

Nesse evento, a organização da rede se consolidou em uma perspectiva itinerante de agendas e diálogos locais com a sociedade civil e os poderes públicos locais. Esta agenda comum agora inicia um diálogo com as gestões culturais municipais e, através do CIOESTE, quer construir pontes para as demandas das manifestações culturais e artísticas da população da região.

Compreende-se a necessidade de estabelecer uma representação técnica na Câmara Temática de Cultura do CIOESTE, designada a costurar demandas e a construção de uma agenda comum entre as gestões culturais dos municípios, debatidas em uma audiência pública, e o intercâmbio de saberes artísticos regionais, por meio de uma Mostra de Artes e Cultura dos Pontos de Cultura Corredor Oeste.

No encontro estiveram presentes representantes das cidades de Embu das Artes, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Pirapora de Bom Jesus e Osasco e contou com a presença de militantes, produtores e coletivos culturais de dança, teatro, música, literatura e hip hop.