7º Seminário de Educação defende a sustentabilidade

31/10/2007 - 0:00
7º Seminário de Educação defende a sustentabilidade
Acessibilidade

De fato, o que é desenvolvimento sustentável? A questão encontra várias respostas, mas tem um só sentido: para ser sustentável o desenvolvimento tem obrigatoriamente de estar ligado ao respeito à natureza, à utilização racional dos recursos naturais e deve ser abrangente e justo. O 7º Seminário de Educação de Embu, realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer nos dias 26 e 27 de outubro, mostrou o que o município tem feito no campo da educação, colocando em prática o tema deste ano: Respeitando o Espaço de Todos: Educar para a Sustentabilidade. A atividade completou sua terceira e última etapa.

Na visão do prefeito Prefeito, um dos desafios que o governo municipal teria de enfrentar ainda em 2001 era abrir as portas para todos e dar oportunidade para as pessoas fazerem algo. “E vocês pegaram as oportunidades e estão fazendo”, disse o prefeito, após ver as apresentações das escolas municipais. Serviram de exemplo a fanfarra da E.M. Salvador Julianelli, o projeto “Mosaico das Gentes” da E.M. Elza Marreiro Medina, o frevo que uniu a comunidade do Jardim Castilho aos alunos da E.M. Jatobá, a coreografia da música “O Pato”, de Vinícius de Moraes, feita pela E.M. Pau-brasil e a apresentação em flauta doce do projeto “Tocar e Gostar é só Começar”, da E.M. Maria Josephina Azteca.

Essa visão reflete o próprio conceito de sustentabilidade, que depende integralmente da participação coletiva. A professora da USP, especialista em educação socioambiental e coordenadora do Instituto Ecoar, Miriam Duailibi, afirmou que “a sociedade com muitas desigualdades não é sustentável” e defendeu o fortalecimento das organizações comunitárias e a proteção dos grupos vulneráveis. “Só seremos fortes se todos forem fortes”, salientou. A especialista foi taxativa: “vivemos o sério risco de não poder prosseguir a nossa trajetória na Terra, pela escolha de um modelo de desenvolvimento não- sustentável”. Para que o pior não aconteça, as mudanças, se já não começaram, devem começar já.

Encerramento
O encerramento do 7º Seminário de Educação contou com as presenças de importantes estudiosos da área: Pedro Roberto Jacobi, docente titular da Faculdade de Educação e do programa de pós-graduação em Ciência Ambiental da USP, além de coordenador do TEIA-USP – Laboratório de Educação e Ambiente; e Marcos Sorrentino, professor e diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Sorrentino, que estava representando a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, e é ex-morador de Embu, testemunhou que a cidade tem se transformado nos últimos 35 anos graças às políticas públicas comprometidas. Com base no número de habitantes do município (cerca de 240 mil), o professor sugeriu: "Se mil professores se transformarem em educadores ambientais e trabalharem com um grupo de 240 pessoas, teremos mais chances de obtermos sucesso na nossa luta pela sobrevivência". Construir redes de informação, como rádio nas escolas, vídeos, jornal de bairro, jornal mural, entre outros, estão entre suas propostas para divulgar as questões ambientais e, assim, conscientizar o maior número de pessoas.

Jacobi tratou de questões fundamentais, como a educação orientada para aceitar a incerteza e o futuro do meio ambiente e ações básicas que devemos incorporar no nosso dia-a-dia para que juntos possamos amenizar os efeitos causados pela devastação ambiental. "Temos que mexer com corações e mentes", declarou. Ainda segundo Jacobi, os educadores têm um papel transformador na sociedade e ações como a Agenda 21 e a Coopermape (Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima de Embu) estimulam a prática para a sustentabilidade.

Participaram dos dois dias de evento aproximadamente 2.000 profissionais da Educação, além de pais e alunos. O encerramento foi marcado pelas apresentações da Fanfarra da Escola Municipal Reinaldo S. da Gama, grupo de dança da Escola Municipal Amilton Suga Gallego e uma homenagem dos alunos da Escola Municipal Elza Marreiro Medina aos professores, com a música Guardadores dos Anjos, de Lecy Brandão. Entre as autoridades, estiveram presentes, representando o secretariado municipal, o secretário-chefe de Gabinete Prefeito, os vereadores Maria das Graças de Souza e Manoel Raymundo.

Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rosimary Matos, "o 7º Seminário de Educação reafirmou o compromisso com a nossa cidade, mostrando que cada um tem a responsabilidade de ocupar o seu espaço, provocando discussões com os alunos e a sociedade".

----
Compartilhe nas redes sociais