8º Festival de Flores: últimos dias

24/09/2010 - 0:00
8º Festival de Flores: últimos dias
Acessibilidade

Você  ainda tem este fim de semana (25 e 26/9) para ver as mais belas flores e uma grande variedade de plantas, incluindo exóticas e raras, no 8º Festival de Flores e Plantas Embu das Artes. E tem mais: é uma programação para toda a família, com atrações culturais, oficinas de cerâmica, pintura, flores de papel, origami, agricultura urbana, ikebana, esculturas em frutas e legumes, além de palestras nas quais especialistas dão dicas para você cuidar de orquídeas, ficar atento aos seus direitos de consumidor, saber quando e como consumir ervas medicinais, conhecer as hortas comunitárias e a espetacular lousa digital, uma revolução no ensino que está sendo adotada pelo Governo da Cidade de Embu das Artes nas escolas municipais. 

Há ainda brinquedos em espaço coberto e área livre, com muito verde e lago com carpas, para os pequenos brincarem e os adultos curtirem o contato com a natureza oferecido pelo Parque Francisco Rizzo. Toda essa programação, mais a entrada no evento, o estacionamento no local do Festival e o transporte do Centro Histórico até o Parque Rizzo, ida e volta, são gratuitos. Na visita ao 8º Festival de Flores, com exposição e venda de plantas, você também pode fazer compras usando cartões de débito e crédito. Os preços são atraentes: com R$ 6 dá para levar para casa uma caixa com seis mudinhas e com R$ 20, uma bela orquídea. Há ainda área de alimentação, com diversas barracas de salgados, doces, bebidas e restaurante por quilo.

A meta é  entrar no circuito nacional

Na abertura do 8º Festival de Flores, em 18/9, o prefeito Prefeito destacou o crescimento do evento, que neste ano ganhou a adesão de empresários do setor de insumos, equipamentos e acessórios, paisagismo e decoração. “Embu é reconhecida por sua diversidade”, disse o prefeito, ao referir-se ao potencial da cidade e do evento, entre tantos outros realizados na cidade e que fazem parte do calendário oficial do município. 

O Festival 2010 apresenta crescimento no tamanho e na sua proposta de despertar o interesse de todo o País. O desafio de tornar o Festival um evento nacional faz parte das metas do governo, por meio da Secretaria de Turismo. “Estamos abrindo espaço para novos empreendedores de Embu ao envolver os interessados nas áreas incorporadas e elevando as visitas dos consumidores diretos”, disse o secretário Valdir Luis Barbosa. Com essa proposta, Embu das Artes levou para a área de exposição agricultores, empresários, especialistas nos diversos segmentos da flora, entre outras categorias.  

Na abertura do Festival, o prefeito entregou medalha de premiação do concurso Linguagem e Arte dos Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Educação, a alunos de escolas municipais. Também visitou estandes e conversou com empresários, artistas e artesãos. À inauguração do Festival compareceram, entre outros, os secretários de Educação, Rosemary Matos, de Turismo, Valdir Luis Barbosa, de Cultura, Paulo Oliveira, e do Meio Ambiente, João Ramos, os vereadores Ná e João Leite, Waldemar Koga, um dos coordenadores dos produtores no Festival, e o produtor de plantas Guashi Kagawa. 

O 8ª  Festival de Flores e Plantas Embu das Artes é realizado com apoio da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu das Artes (Acise) e de outros parceiros como CCR Rodoanel, Sansuy, Sebrae-SP, Senar, Recon Eventos, Skin Refrigerantes e União Jardins. Está sendo realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 320. A cidade, a poucos km da Capital, tem acesso fácil pelo Rodoanel–BR 116, km 279 e 282. 

Mais informações: CAT – Centro de Atendimento ao Turista, 11 4704-6565, Secretaria de Turismo (11) 4785-3566 / e-mail turismo@embu.sp.gov.br

Programação

25 e 26 de setembro, das 9h às 19h

Atrações culturais

25/9 – sábado
10h – Premiação do concurso Se as Flores Falassem, com o tema Biodiversidade: vamos respeitar a cadeia da vida! – palco
10h – Lançamento do 9º Festival de Flores e Plantas Embu das Artes 2011 – auditório
11h30 – Tríade Sertaneja
15h – Quinteto de Metais
16h30 – Banda Nova Semente
18h – Encerramento

26/9 – domingo
11h – Dança de Salão e Matrix Dance
12h – Ozair Ferreira
15h – Marciano Monteiro
16h30 – Banda Municipal
18h – Encerramento

Oficinas

25/9
11h e 15h – Agricultura Urbana e Ecológica com monitores  do Projeto Colhendo Sustentabilidade da Prefeitura de Embu – auditório
11h – Cerâmica – com os monitores do Memorial Sakai
14h – Origami – professor Carlos Eduardo Mac Quillin
16h – Pintura – professor Olavo Camps

25 e 26/9
13h – Esculturas em frutas e legumes – professor Roberto Takata – auditório

26/9
11h – Flores de papel – professora Iva Ribeiro
Em horários determinados pela chegada do público interessado – Ikebana – pela Fundação Mokiti Okada

Palestras

25/9
14h –  Ervas Medicinais – Maurício Pardo dos Reis (farmacêutico) e Célia Medina (médica) – auditório
15h – Apresentação do Projeto Lousa Digital, da Secretaria Municipal de Educação – auditório
16h – Procon – Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos – auditório

26/9
14h – Apresentação do Projeto Lousa Digital, da Secretaria Municipal de Educação – auditório
15h – A Experiência das Hortas Comunitárias em Embu das Artes – pelo Projeto Colhendo Sustentabilidade – auditório
16h – Palestra do Procon – Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos – auditório

Recreação em área coberta

25 e 26/9
9h às 18h – Pavilhão do Parque, com brinquedos Fibrasmil à disposição das crianças

----
Compartilhe nas redes sociais