As políticas públicas aplicadas pelo atual governo de Embu das Artes estão sendo consideradas referência na região sudoeste da Grande São Paulo. Aproximadamente 20% da população do município são atendidos por mais de 30 programas sociais colocados em prática desde 2001, quando o prefeito Prefeito assumiu seu primeiro mandato. Alguns tornaram-se referência para municípios vizinhos, como o Cidadania em Ação, o Banco do Povo e o Orçamento Participativo (OP). Outros, mantêm-se inéditos. É o caso do Banco de Alimentos de Embu, que alimenta 2.000 famílias carentes, e a Incubadora de Cooperativas, que gera emprego e renda para mais de 400 cooperados.
A prática no governo municipal segue afinada com os compromissos assumidos pelo prefeito de Embu. Com foco na gestão democrática e participação de todos, a administração Prefeito implantou o OP. Através desse instrumento a população indica quais são as prioridades de investimento no seu bairro. Um importante articulador dos programas sociais adotados em Embu desde o início da atual gestão, o sociólogo e secretário de Cidadania e Assistência Social, destaca que não é tarefa fácil colocar em prática iniciativas inovadoras como essa. "A população de Embu compreendeu nosso plano de governo e além de nos apoiar, nos motiva ainda mais a aprimorar este modo de administrar a cidade que já está servindo para outros gestores públicos", comenta o secretário. Segundo ele, mais de 50 municípios de São Paulo e de outros estados já visitaram os projetos de Embu.
O pioneirismo de Embu das Artes na região está ainda em iniciativas como os Centros de Referência da Mulher e de Cidadania e Assistência Social; nas Praças de Atendimento ao Cidadão, onde o público conta também com serviços isentos de taxas, como emissão de certidões e numeração oficial de imóveis. Na educação há diferenciais como o Letras e Livros, para inclusão de crianças pela leitura e escrita e a graduação de professores municipais através do curso Pedagogia Cidadã, em parceria com a Unesp.
Destaca-se ainda o sucesso do programa de investigação e tratamento da Tuberculose, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde. Na política habitacional o atual governo de Embu das Artes partiu do zero. Levando-se em conta que nenhuma moradia havia sido construída em gestões anteriores, até o momento o município conta com mais de 300 unidades construídas ou em andamento. Embu dá ênfase também à recuperação ambiental, regularização fundiária, gerenciamento de áreas de risco e fornecimento de numeração social.