De 13 a 22 de outubro, o Centro Cultural Embu das Artes receberá a 1a Mostra de Filmes Brasileiros. Sob a coordenação do ator e diretor Benê Silva, membro do Cine Clube de Embu, e apoio da Prefeitura, serão exibidos onze documentários, com sessões iniciadas sempre às 19h, e entrada gratuita. A abertura acontece dia 13, com a diplomação dos patronos do Cine Clube de Embu das Artes, seguida pela exibição do documentário "Making Off" e "Agenov", que aborda a vida do artista embuense.
Confira a programação:
13/10
20h: Agenov – um artista de Embu das Artes
O documentário conta a história e a vida do escultor Agenov, morador de Embu.
Produção: Cult Movie Comunicações
Direção: Luiz Antonio Neto
14/10
19h: Vlado, 30 anos depois
História do jornalista Vladimir Herzog, assassinado na prisão durante o regime militar.
O documentário de longa-metragem traz depoimentos de jornalistas como Paulo Markun, Alberto Dines, Mino Carta, Fernando Morais e Sérgio Gomes.
Direção: João Batista de Andrade.
15/10
19h: Rua 6 sem número
Este filme representou o Brasil no Festival de Berlim/2003. O cenário onde tudo se passa é Brasília, suas cidades-satélites e seu crescimento desordenado, rápido e constante, com um sem-número de invasões de terra e as mazelas da vida política.
Elenco: Marco Ricca, Luciana Braga, Umberto Magnani, João Acaiabe, Henrique Rovira, Júlio Van. Participações especiais: Gracindo Jr., Christine Fernandes.
Direção: João Batista de Andrade.
16/10
19h: Retrato em Preto e Branco
O filme revela um Brasil preconceituoso e desigual. Mostra pessoas que representam mais da metade da população brasileira, e vivem à margem das oportunidades de trabalho, educação, saúde e moradia, convivendo com o abandono das crianças e a violência policial.
19h15: Vista minha pele
É uma divertida paródia da realidade brasileira que serve para discutir racismo e preconceito.
Os dois são vídeos ficcionais-educativos produzidos pelo CEERT – Centro de Estudos das Relações do Trabalho e da Desigualdade.
Direção: Ambos dirigidos por Joelzito Araújo.
17/10
19h: A pequena órfã
Este filme foi totalmente filmado em Embu das Artes e conta a história de Toquinho, uma criança que sofre nas mãos da megera Elza, dona do orfanato onde vive.
Elenco: Dionísio Azevedo, Patrícia Aires, Marize Ney, Yara Amaral, Ruthinéia de Moraes, Roberto Maya, entre outros.
Direção: Clery Cunha.
18/10
19h: Documentários sobre Embu das Artes (acervo Departamento de Cultura)
19/10
19h: Dança das cabaças
Documentário que investiga a religiosidade brasileira de raízes africanas. Depoimentos de religiosos, intelectuais, acadêmicos, babalorixás/ialorixás. Uma contribuição para uma melhor compreensão de um dos mais complexos e intrigantes orixás, Exu. Tema de interesse para adeptos, não adeptos e pesquisadores. O filme passa pelas diversas vertentes das religiões afro-descendentes, dos candoblés (de tradição Nagô, Gege, Bantu), Tambor de Mina, passando pela Umbanda e Quimbanda. A Dança das Cabaças-Exu no Brasil conta com participação de Sacerdotes e estudiosos.
Direção: Kiko Dinucci.
20/10
19h: Vida de Artista
Documentário de longa metragem sobre José Inacio Nascimento, santeiro de Pirenópolis: elogiado, conflituado, polêmico, o artista abril sua vida e o vigor de sua obra para a câmera, disposto a revelar também os lados sóbrios de existência como artista e pessoa.
Direção: João Batista de Andrade.
21/10
19h: Documentários sobre Embu das Artes (acervo Departamento de Cultura)
22/10
19h: Joelma, 23º andar
Baseado em Somos Seis, obra psicografada pelo médium Chico Xavier. Primeiro filme brasileiro com temática espírita e o único que retratou o trágico incêndio do edifício Joelma que deixou 179 mortos e mais de 300 feridos, no centro de São Paulo. A jovem Lucimar e seu irmão Alfredo trabalham num dos escritóriso do edifício. No incêndio, ela morre e o irmão escapa com vida. Dona Lucinda, mãe de Lucimar, entra em depressão com a morte da filha e, aconselhado por amigos, procura o médium em busca de uma mensagem da filha.
Elenco: Beth Goulart, Chico Xavier, Liana Duval, Marly de Fátima, Jesse James, Carlos Marques, Ed Carlos, Landa Lopes, Márcia Fraga, Antonio Pettan e Maria Ferreira.
Direção: Clery Cunha.
Local: Centro Cultural Embu das Artes
Largo 21 de Abril – Centro – Fone: 4781-4462