A noite de quinta-feira, 27/2, foi de festa no Centro Cultural Valdelice Prass. Na ocasião, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Reynaldo Gama, Jornalista José Ramos e Valdelice Prass receberam o tão esperado kit de material escolar. Até o momento, mais de 23 mil kits já foram entregues à população. Destes, mais de mil destinados aos estudantes das modalidades EJA e Projovem do município.
De acordo com o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, entregar o material escolar também para esses estudantes reflete a postura adotada pelo atual governo: “Entregar o material ao EJA significa que nós pensamos que a educação é importante desde a tenra infância até o fim da vida. Parabéns para vocês que estão fazendo deste momento uma grande oportunidade. Não acredito em sorte, acredito em oportunidade e capacidade, e vejo que vocês são capazes de ir muito mais além”.
Representando o prefeito Prefeito, que está em Brasília participando do Seminário Planos Plurianuais (PPAs) Territoriais Participativos, o vice-prefeito Natinha, cumprimentou os estudantes pelo esforço diário e afirmou: “Fico muito feliz em ver uma plateia tão cheia de energia. Sei que a retomada não é fácil e que muitos de vocês enfrentam grandes dificuldades para aproveitar agora, a oportunidade que lá atrás vocês não tiveram”.
Natinha também falou sobre sua trajetória de vida e das adversidades que enfrentou para poder concluir os estudos: “Eu acreditava que os outros poderiam chegar e eu não. Tinha vergonha de tirar dúvidas na aula e hoje vejo que isso não pode ser assim, não podemos levar dúvidas para casa, não há tempo para isso. É preciso tirar dúvidas com o professor e não basta estudar na sala de aula, é preciso o criar o hábito de estudar fora da escola, isso faz uma diferença incrível na vida. Para nos superarmos é preciso ter disciplina e saber onde queremos chegar, porque muitas vezes desistimos por não saber o que queremos”.
O vereador João Leite e o presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Doda Pinheiro, também compareceram à entrega, prestaram apoio aos estudantes e defenderam o diálogo entre o povo e o governo.
História de vida
A estudante da E. M. Valdelice Prass, Rosangela Gomes Proença, 38, nasceu no Jardim Brasil, zona norte de São Paulo, deixou os estudos para poder trabalhar e só conseguiu retomá-los depois que se mudou para a cidade: “Desisti na 6ª série, comecei a trabalhar muito cedo e isso me desmotivou, depois casei, tive filhos e só agora consegui voltar a estudar. Moro no Embu há 12 anos e isso me motivou, aqui encontrei apoio, vejo mais oportunidades e as escolas são melhores, amo essa cidade”.
Além de Rosana seus dois filhos, Isaac e Jéssica, também foram contemplados com a entrega do material: “Meus filhos também estudam no Valdelice. A entrega dos kits no início do ano foi muito boa, nos ajudou a economizar bastante”.
A entrega dos kits de material e uniforme escolar se encerram hoje, 28/2, na cidade. Ao todo mais de 25 mil estudantes serão contemplados e assim como Rosangela, Isaac e Jéssica, muitos outros poderão dar continuidade aos estudos. Confira na galeria as imagens das entregas realizadas esta semana.