Mova atende moradores e população em situação de rua

12/03/2014 - 0:00
Mova atende moradores e população em situação de rua
Acessibilidade

O Movimento de Alfabetização(MOVA) iniciou suas atividades dia 10/3 em todos os 13 núcleos de Embu das Artes. A novidade é a nova turma no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), que além das aulas oferece, durante o dia, higienização, alimentação, regularização de documentos, contato com as famílias, qualificação profissional, encaminhamento para entrevistas de emprego e assessoria jurídica.  À noite,  há o albergue e todos os outros serviços, menos a parte psicossocial.

“Construímos um projeto de vida para superar a situação de rua. A vinda do MOVA só tem a acrescentar na vida dessas pessoas”, fala Alessandro Chiva, psicólogo e coordenador do Centro POP.  A sala de aula é mista: além dessas pessoas, moradores do bairro podem participar. Segundo a educadora Luciana Somogyi, responsável pelas aulas, a turma já tem 25 inscritos (14 deles são pessoas em situação de rua), “mas temos capacidade para mais gente. Estou muito feliz. Cresci neste bairro e tenho um carinho enorme. É uma grande responsabilidade”, disse.

“Sou ex-dependente, estou limpo novamente e não quero mais essa vida. O pessoal daqui me ajuda muito. Amanhã tenho uma entrevista de emprego. Estou feliz demais”, disse Bruno José, 25, ex-viciado em crack que aceitou  a ajuda do Centro POP e hoje está reescrevendo sua história de maneira mais feliz.

Os educadores de cada núcleo passaram por formação com a coordenadora Selma Baleeiro e com a formadora profª Cristina Evangelista, na escola municipal Valdelice Medeiros Prass entre  fevereiro e março deste ano. O MOVA é uma parceria do Governo Federal (Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação) com a Prefeitura de Embu das Artes.

Quem tiver interesse de se alfabetizar ou implantar uma sala de MOVA no seu bairro  deve entrar em contato com a coordenadora Selma Baleeiro na Secretaria de Educação à partir das 13h, de segunda à sexta, ou pelos telefones 4785 3548 ou 4785 3545.

Veja os endereços:

Escola Municipal Inês Cardoso/ Educadora D. Alice
 

Escola Municipal Mauro Ferreira/Educador Renato
 

Associação São Marcos/ Educadora Zilda
 

Associação Parque das Chácaras/ Educadora Graça
 

Centro Pop –  Atendimento à População de Rua / Educadora Luciana
 

Igreja Batista/ Educadora Thaís
 

Três A.A.A/ Educadora Luiza
 

Creche  Isis Cristina / Educadora Vanessa
 

Casa do Educador Irmã Olímpia
 

Associação Do Jardim da Luz/ Educadora Isaura
 

Associação do Jd. Pinheiros / Educadora Diva
 

Associação Internacional de Interesse à Humanidade A.I.I.H/ Educador Marcos
 

Associação  Vista Alegre / Educadora Edna
 

 

 

----
Compartilhe nas redes sociais