População elogia atendimento dos médicos cubanos

13/03/2014 - 0:00
População elogia atendimento dos médicos cubanos
Acessibilidade

“A chegada dos médicos pelo programa foi a coisa mais importante que eu já vivi profissionalmente. Efetivamente, estamos conseguindo fazer um atendimento diferenciado em saúde básica, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O cuidado com as pessoas agora é real. Sabemos, de verdade, o que é a saúde da família. Trocamos o olhar ‘da doença’ para o olhar ‘da saúde’.”

A declaração emocionada é da gerente da Unidade Básica de Saúde Valo Verde, Andréa Fonseca, sobre o Mais Médicos, implantado na cidade no início de novembro de 2013 e que tem como foco a atenção integral ao paciente, o que é uma mudança cultural em nosso sistema, sendo, portanto, mais resolutiva e criando um vínculo com a comunidade.O programa vem tendo excelente receptividade entre os gestores de saúde de Embu das Artes que enfrentam cotidianamente a dificuldade na captação e fixação de médicos para a atenção básica e, mais ainda, entre a população que precisa desses profissionais.

Hoje, são16 médicos do programa que integram e desenvolvem  um trabalho diário dentro das unidades de saúde contempladas (veja a lista abaixo). São 8 horas de trabalho, durante toda a semana, clinicando na unidade e atendendo a população no programa “Saúde da Família”, com visitas aos pacientes em suas casas. Junto com os demais médicos do município, eles somam 189.

A receptividade por parte dos pacientes e gestores das unidades básicas de saúde tem sido muito boa. Nicomedes Machado Lima, 66,  morador do Jd. Silvia, aguardava atendimento na UBS Eufrásio. “Só posso falar bem da doutora  Maria Yernes. Ela ouve as minhas dificuldades com toda a atenção, me atende com muito cuidado. A consulta é um pouco demorada, mas vale esperar”, falou.

Para a gestora da UBS Eufrásio, Paula Barros, o programa mudou a realidade de não haver médicos nas áreas mais vulneráveis. “A médica atende todos os dias, está sempre presente e disposta a clinicar, orientar, visitar. Isso faz a diferença  numa gestação, que  deve ser acompanhada e tranqüila. É a humanização da saúde entre outros fatores diferenciados. Mas o mais importante tem sido: atender bem quem realmente precisa dos serviços do SUS”, destacou a gestora.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) da unidade também contaram como é a convivência e o que mudou com a chegada dos médicos cubanos. As ACS´s  Jane Fruteiro, moradora da Vila Bonfim, e Ana Paula Mozini, do Jd. Silvia,da UBS Eufrásio, contaram que antes do programa Mais Médicos, as pessoas não acreditavam no trabalho dos agentes. “A dr. Maria é muito atenciosa com todos. A sua chegada fez com que nosso trabalho ganhasse mais credibilidade. Hoje, quando dizemos para as pessoas que a médica irá atendê-las em casa, é uma alegria só”, conta Jane.

Mais atenção às futuras mamães

Na UBS Valo Verde, a atenção das médicas Maricel Herrera e Gipsi Gonzalez é a principal característica apontada pelas gestantes atendidas. Angélica Bruner, 22, moradora do Jd. Valo Verde, espera o primeiro filho para maio e disse que sempre teve atenção total das médicas: “O atendimento é excelente. Elas são muito amorosas, até nos cumprimentamos com um beijo e um abraço.”

A enfermeira Edna Santos, chefia as ACS´s daquela unidade e também fala do antes e depois da chegada das profissionais. “Essas médicas trouxeram um novo conceito de atendimento, muito rico na atenção básica, humanizado.” Segundo Edna, ainda que a abordagem mais próxima cativa a todos e traz segurança ao paciente assistido.

O Programa

Tem por objetivo ampliar o número de médicos nas regiões carentes do País, como municípios do interior e periferias das grandes cidades. Prevê mais investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades de saúde. A proposta é expandir o número de vagas de medicina e residência médica, além de aprimorar a formação médica no Brasil.

Confira quais UBS´s receberam os médicos:

Santa Tereza: Maria Eulália Arminan e Maria Georgina Hernadez

N. Senhora de Fátima: Maria Isabel Guevara e Irina Popa Cisneros

Eufrásio: Maria Yernes Duany

Valo Verde: Maricel Herrera e Gipsi Gonzalez

Santa Emília: Maricel Cespedes

 São Luís: Gelenys Cruz Puig e Anya Del Carmen Gonzales Medinilla

Jd. Independência: Aniuska Fernandez Matos e Anselmo  Sereno Batista

São Marcos: Alicia Anaya Rosabal e Raul Vera Gonzalez

Jd. Mimás: Alexis Dimesil Poll

Dom José: Fernando  Aramir Alvares Rojas

Raul- S. Marcos

----
Compartilhe nas redes sociais