No próximo 21/3 ocorre, em Embu das Artes, a formatura dos novos Agentes Comunitários de Saúde (ACTs). São 40 profissionais que participaram, durante 2013, do Curso de Formação promovido em parceria com o Centro Formador de Pessoal para a área de Saúde (Cefor- Osasco) e o Ministério da Saúde.
Durante a formação, os profissionais puderam aprofundar o conhecimento em temas como: processo de trabalho na unidade de saúde, trabalho em equipe, habilidade de comunicação, processo saúde-doença, políticas públicas de saúde, determinantes de saúde, promoção da saúde, avaliação das necessidades de saúde e cuidados ao realizar a visita domiciliar. Os formandos também apresentaram trabalho de conclusão de curso, com reflexões acerca das possibilidades, desafios e limitações da profissão.
A formatura está marcada para as 15h, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, Largo 21 de Abril, 29, Centro.
O papel dos agentes comunitários
Atualmente, a Secretaria da Saúde de Embu das Artes conta com 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Estratégia de Saúde da Família. Ao todo, são 20 equipes, compostas por 144 agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
A Estratégia de Saúde da Família, bem como, com os agentes comunitários de saúde, tem papel importante no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O trabalho dos ACTs facilita vínculos e possibilita a integração e a organização de atividades e encaminhamentos dos problemas da comunidade a partir das necessidades do território. Por isso, a formação desses trabalhadores tem foco, principalmente, nas ações de trabalho em equipe.
Uma nova formação de agentes comunitários de saúde está prevista ainda este ano e, também, um curso sobre saúde mental com ênfase em álcool e drogas, com início no mês abril.