O Plano de Enfrentamento ao Crack, iniciado em 2012, foi construído como uma resposta social para a atual questão do consumo de drogas. Encabeçado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e pelo Ministério da Saúde, o programa Crack, é possível vencer, que compõe o Plano de Enfrentamento ao Crack, propõe uma articulação entre os eixos: autoridade, cuidado e prevenção.
Em julho de 2013, Embu das Artes aderiu ao programa federal constituindo o Comitê de Política sobre Drogas, para implantar e implementar as políticas para consumo de drogas, do qual participam representantes da Secretaria da Saúde, com a Assessoria de Saúde Mental, CAPS AD, CAPS II, Redução de Danos/Consultório na Rua, da Secretaria da Assistência social, Trabalho e Qualificação Profissional com CREAS, Centro POP, além de representantes das Secretaria de Governo Educação, Cultura e Guarda Civil Municipal.
“Queremos olhar além da dependência química, queremos olhar o usuário como um todo, valorizar suas qualidades”, disse o diretor do CAPS AD, Marcel Segalla Bueno Arruda. Hoje, o espaço atende 773 pessoas (com prontuários ativos), que passam por diversos módulos de tratamento, mas o espaço chega a atender de 50 a 60 pessoas por dia, sempre buscando informações. “Percebemos que a grande maioria é de jovens e que quem mais nos procura são as próprias famílias solicitando auxílio”, acrescentou.
O Comitê de Política sobre Drogas, após um ciclo de três seminários de formação, tem se reunido toda primeira segunda-feira do mês para elaboração de propostas e encaminhamentos, tendo todas as ações pautadas na perspectiva de redução de danos e à luz dos Direitos Humanos.
Como espaços de formação e planejamento de ações comunitárias baseados no programa, o município conta atualmente com:
Atendimento à população
CAPS AD- contato pelo telefone 4704-7082 ou diretamente na Rua Siqueira Campos, 22. Centro das 7 às 18h
Espaço Redução de Danos
Acolhimento à população moradora de rua, inserção, participação de atividades diárias. Funciona no mesmo espaço do CAPS AD, também das 7 às 18h
Programa Saúde na Escola
Rodas de conversa com jovens e professores das Escolas. Datas são agendadas.
Atendimento psicológico em UBS
Embu, Pinheirinho, Vista Alegre, São Marcos, Sta Tereza, Sto.Eduardo e Sta.Emília
Entrar em contato diretamente na UBS e passar no acolhimento.
Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos
É um espaço de articulação, discussão e convergência que abrange organizações, associações, instituições do poder público e privado, terceiro setor, usuários do SUS, familiares e quaisquer outras pessoas que atendam, acolham, acompanhem, executem projetos e programas para usuários de drogas, em situação de uso, abuso ou dependência. Reunião toda terceira quinta-feira do mês , das 13 às 16h no Espaço de Redução de Danos – CAPS AD.
Há também os encontros entre as secretarias e a sociedade civil organizada para definição de políticas e acompanhamento de casos no município:
Redinhas
Espaço colaborativo de organização do território na identificação e discussão de prioridades e estratégias de intervenção intersetorial. Realizados em divisões territoriais, entre profissionais da saúde educação, GCM, Assistência e outras organizações da região. Encontros mensais.
Escola de Redução de Danos
Projeto Ministerial que prevê a formação de pessoas na área de álcool e drogas na perspectiva da redução de danos.
Caminhos do Cuidado
Projeto Ministerial que prevê a formação em saúde mental, álcool e outras drogas para todos os Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
Programa Saúde na Escola
Formação dos professores sobre os temas: Sexualidade, Álcool e Drogas e outros.
Acesse a Cartilha do Programa: Crack, é possível vencer
Dúvidas:
Secretaria da Saúde – Assessoria de Saúde Mental: Kátia Paiva
Telefone: 4785-3529