Hoje, 10/4, se encerra a campanha de vacinação contra o HPV em Embu das Artes. O município superou a meta de meninas vacinadas esperada pelo Ministério da Saúde. Das 7 mil com idade entre 11 e 13 anos, 88,4 % (6.200), já tomaram a primeira das três doses necessárias para a imunização.
Quem ainda não se vacinou tem até amanhã as 17h para procurar uma unidade básica de saúde mais próxima de casa.
Um mês de campanha
O Governo de Embu das Artes iniciou a campanha em 10/3 para as estudantes entre 11 e 13 anos das escolas públicas e particulares da cidade. O objetivo é prevenir o câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias no País.
Quem se vacinar neste ano precisa tomar a segunda dose daqui a seis meses e o reforço daqui a 5 anos. A vacina, que na rede particular custa R$ 500 reais, deve ser tomada em três doses para garantir sua eficácia.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Por tratar-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da sua vida.
O HPV também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos nesse ano.