Oficina estimula troca de conhecimentos entre cuidadores

11/05/2014 - 0:00
Oficina estimula troca de conhecimentos entre cuidadores
Acessibilidade

Ocorre no dia 14 de maio, a partir das 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Jardim Santa Tereza, a Oficina “Cuidando do Cuidador”. A iniciativa, realizada mensalmente, visa à troca de experiências, o conhecimento, o esclarecimento de dúvidas e a ajuda mútua entre os profissionais da área.

Este mês o tema central do encontro será: “Úlcera por pressão e auto cuidado”. Atualmente, 16 pacientes, acolhidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde (SADs), apresentam a patologia. A úlcera de pressão é uma lesão de pele causada pela interrupção sangüínea em uma determinada área, desenvolvida devido ao aumento de pressão por um período prolongado, como nos casos atendidos no SADs, onde o paciente encontra dificuldades de locomoção. A doença também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito.

Além da troca de experiências, a oficina é um momento de capacitação, onde os cuidadores se atualizam sobre as doenças que mais acometem a população, como: diabetes, hipertensão, AVC e paralisia cerebral, entre outras, e recebem orientações quanto à alimentação, medicação, prevenção de doenças, prevenção de acidentes e direitos dos pacientes. Durante o encontro, também são realizadas atividades práticas pela equipe multiprofissional.

SADs Embu das Artes

Criado em 2009, o Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde (Sads), de Embu das Artes, tem por objetivo promover a inclusão social ao levar um tratamento humanizado a pessoas que estão fora da área de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e que possuem incapacidade funcional.  Atualmente, a cidade conta com duas equipes compostas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que atendem cerca de 150 pacientes em todo o município.

----
Compartilhe nas redes sociais