O Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde (Sads), da Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes ofereceu dia 14/5, a oficina “Cuidados com o Cuidador”, em parceria com o programa “Melhor em Casa” do Governo Federal, na UBS do Jd. Santa Tereza.
As oficinas são mensais e visam a troca de experiências, histórias, esclarecimento de dúvidas, auxílio de profissionais da saúde (técnicos, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos), além de fazer com que o cuidador olhe mais para si mesmo. Eles também têm uma pequena palestra sobre cuidados com o paciente. Neste encontro, o tema foi a úlcera de pressão, lesão que acomete grande parte dos acamados, por estarem em grande parte do tempo em uma única posição.
“A oficina nasceu em 2010, sob a necessidade de melhorar a qualidade de vida da pessoa que cuidava do acamado em casa pois, muitas vezes, ele está sozinho, mesmo com toda a família à sua volta”, disse o gerente do Sads no município, Jânio Inoue. Segundo ele, muitas vezes, o paciente fica dependente do cuidador, o que pode desgastá-lo. “Vamos até a casa para treinar os demais familiares sobre os cuidados com o paciente; em 10% dos casos, esses familiares aceitam. Ainda é uma média muito baixa, mas lidamos com a boa vontade de cada um”, falou o gerente.
Os cuidadores foram acolhidos pela enfermeira Júlia Batista, também do Sads, que fez toda a explanação sobre o problema das úlceras nos acamados, que necessitam de cuidados diários durante a retirada, com muito cuidado, do curativo e a limpeza com jatos de soro fisiológico, de preferência morno. Ao final, todos participaram de um alongamento.
Sads em Embu das Artes
O Sads foi criado no município em 2009, com o objetivo promover a inclusão social ao levar um tratamento humanizado a pessoas que estão fora da área de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e que possuem incapacidade funcional. Atualmente, a cidade conta com duas equipes compostas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que atendem cerca de 150 pacientes na cidade.
Em 2013, o serviço foi um dos poucos escolhidos de todo o Brasil para publicar trabalho científico no livro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) sobre os serviços de atendimento domiciliar no País. A Opas, organização internacional, realizou com o Ministério da Saúde o Primeiro Laboratório de Inovações. Dos quatro trabalhos inscritos pelo Sads, três foram publicados.