Festa de Corpus Christi: um sucesso

23/06/2014 - 0:00
Festa de Corpus Christi: um sucesso
Acessibilidade

Os tapetes de Corpus Christi são feitos em muitas cidades do País, mas em Embu das Artes neste ano o turista ficou mais à vontade para participar da confecção, ao lado dos voluntários das comunidades da cidade. O padre Sebastião Gomes Neto, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que fará reunião de avaliação da festa na matriz e nas outras nove paróquias, que coordenaram a confecção de tapetes nas suas comunidades, adiantou que a mudança foi uma experiência boa. “Vi muita gente participando e parece que foi ótimo começar a fazer os tapetes pela manhã de hoje (19/6) e não na véspera como fazíamos antes”, diz o pároco.

O prefeito Prefeito participou da Missa de Corpus Christi, no Ginásio Hermínio Espósito, seguida de procissão de Corpus Christi, ao lado do secretário de Cultura, Alan Ricardo Martins Leão, e da vereadora Rosana do Arthur. No dia do dom da eucaristia, no qual Deus é o alimento espiritual da alma, para os cristãos, as paróquias recebem apoio do Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, que fornece o material (serragem colorida, café, sal grosso e areia) para a confecção dos tapetes. Durante todo o dia, outros secretários, autoridades e artistas da cidade foram às ruas e ao ginásio.  

A festa de Corpus Christi deste ano também marcou os 25 anos da Diocese de Campo Limpo, o jubileu de prata, e o seu símbolo estava no primeiro tapete do centro, no início da procissão. “Na caminhada com o Santíssimo, andar sobre os tapetes, corpo e sangue de Cristo, era permitido só aos sacerdotes, mas hoje todos passam sobre eles. É exercício de fé”, explicou padre Sebastião. Há seis anos, ele teve de cancelar a confecção dos tapetes por causa da chuva intensa no município e estava feliz, pois neste ano, como previsto, não choveu.

Tapetes e Copa

Todos puderam ver ruas e calçadões cobertos por tapetes com motivos religiosos, símbolos litúrgicos. Em ano de Copa foi preciso negociar com quem queria fazer tapetes com desenhos de bola, camisetas, jogadores, contou Marlene Cameran, coordenadora da matriz e do tapete no Centro Histórico. Ela não chegou a tempo de evitar que dois tapetes feitos por um grupo de jovens ficassem invertidos, pois todos têm de ficar de frente para a igreja e início da procissão. 

Bruna Salva, de Cotia, costuma visitar a cidade para ver os tapetes, como muitos moradores da região. “Gostei deste da Nossa Senhora, da Camille. É lindo!”, diz. Mais adiante um grande coração vermelho em mais alto-relevo que outros desenhos chama a atenção de muitos visitantes. Ajudar a confeccionar e conferir se o seu é o mais bonito, ou simplesmente ver todos e fazer a sua escolha, e ainda tentar convencer os amigos de que é a melhor, faz parte da festa e da divertida conversa entre os visitantes.

O Dia de Corpus Christi foi comemorado nas paróquias Nossa Senhora do Rosário, São João Evangelista, Santa Paulina, São Judas Tadeu e Santa Clara, São Vicente de Paulo e São Tiago Apóstolo Santa Inês, Santa Otília, Santa Tereza e São João da Cruz, Cristo Ressuscitado e São José e Santo Eduardo.

 

----
Compartilhe nas redes sociais