Festival de Danças Folclóricas destaca trabalho de Raquel Trindade

09/08/2006 - 0:00
Festival de Danças Folclóricas destaca trabalho de Raquel Trindade
Acessibilidade

Em comemoração ao mês do folclore, o Centro Cultural Embu das Artes reservou três sábados de agosto para o Festival de Danças Folclóricas, nos dias 12, 19 e 26 de agosto. A entrada é gratuita e as apresentações sempre das 15h às 18h.

No dia 12/8, haverá espetáculos de Dança Cigana, Árabe, do Ventre e Country. Todas resultantes das Oficinas do Departamento de Cultura da Prefeitura de Embu que realiza um trabalho de inclusão cultural com grupos de jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

No dia 19/8, será a vez das Danças Folclóricas Brasileiras, com o grupo do Teatro Popular Solano Trindade, que apresentará Maracatu, Congo, Jongo, Coco, entre outras danças populares. Raquel Trindade, fundadora e coordenadora do grupo, fará palestra sobre folclore e danças populares. Raquel foi destaque em quatro páginas da revista MAG, da Editora Lumi, ao lado dos netos, o percussionista Manuel e o rapper Zinho.

O Teatro Popular Solano Trindade tem um trabalho voltado para as danças afro-brasileiras como maracatu, coco, jongo mineiro, fluminense e da serrinha, samba de roda, samba lenço rural paulista, bumba-meu-boi, cafezal de Pernambuco, cafezal de São Paulo, lundu colonial e o movimento de dança dos orixás. Raquel Triandade é filha do poeta e artista plástico Solano Trindade. É pintora primitivista e fundou o Teatro Popular Solano Triandade no Embu em 1974, com a preocupação de preservar a Cultura Popular e a Cultura Negra brasileiras.

No dia 26/8, os bolivianos do Grupo Kaututa Bolívia apresentam a dança folclórica dos Andes, América Latina.

O Centro Cultural Embu das Artes fica no Largo 21 de Abril, 29, centro – Embu. Tel. 4781-4462

----
Compartilhe nas redes sociais