Ruas do Jardim São Francisco serão asfaltadas

13/03/2006 - 0:00
Ruas do Jardim São Francisco serão asfaltadas
Acessibilidade

Reunião com os moradores do Jardim São Francisco no domingo, 12 de março, movimentou a rua Estrela do Norte, altura do número 34. Ali ocorreu a pré-inauguração da sede da Sociedade Amigos de Bairro e a entrega das cartas de adesão ao Plano Comunitário de asfalto, que será viabilizado pela Prefeitura de Embu, com a adesão de 70% dos proprietários dos imóveis existentes na rua. Serão asfaltadas as seguintes ruas: Alta Floresta, Jambeiro, Ibirama, Humaitá, Estrela do Norte, Gurupi, Flora Rica, Bandeirantes e Louveira, favorecendo aproximadamente 2.500 famílias.

Entre elas, a de Henrique Felipe Pereira, morador da rua Ibirama desde 1992. "Eu vou aderir, mesmo tendo de apertar um pouco as economias, porque é um melhoramento para o bairro, fica melhor para a gente viver", afirmou.

O asfalto é uma luta antiga dos moradores do Jardim São Francisco e está se concretizando após várias intervenções da Secretaria Municipal de Obras e Edificações da atual administração no bairro: iluminação, colocação de guias, sarjetas e galerias de águas pluviais, para escoamento das águas da chuva.

" Sei que todos fizeram muitos sacrifícios para construir suas casas, mas valeu à pena, porque o asfalto vai valorizar o imóvel de vocês e o principal problema que vocês terão é dominar a tentação de vender suas casas", brincou o Secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social, e coordenador do Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura. O asfalto do São Francisco é uma das principais reivindicações do bairro no OP.

O Secretário de Obras, Helton Rodrigues, informou que o custo do asfalto foi fixado em R$ 36 o metro quadrado, mais barato, portanto, do que o asfalto durante a gestão do ex-prefeito Yazbek, que há 9 anos custava R$ 40 m2. "Ele orientou os moradores sobre os cuidados com o asfalto novo. "Vocês não podem abrir buracos, fazer fogueira ou massa para construção sem lavar imediatamente após o uso, porque o asfalto custa caro e precisa durar por muito tempo", salientou. O secretário informou que o asfalto poderá ser pago à vista, em três vezes sem juros ou em até 10 vezes com juros de 3% ao mês .

Entusiasmada com a inauguração da sede da Sociedade Amigos de Bairro – em terreno doado pela Prefeitura – a diretoria aproveitou para anunciar o início da campanha "Semente de um mundo melhor – Plante essa idéia", que além de sementes e mudas de plantas para serem plantadas nas ruas do bairro, pretende "lançar as sementes da participação social para um mundo melhor". No antigo terreno abandonado, sera construída o prédio da sede onde haverá cursos, alfabetização, quadra de futebol "society", parque infantil, horta medicinal e canteiro de mudas.

Também estiveram presentes à reunião: o vice-prefeito, Roberto Terassi; a presidenta da Câmara Municipal, Maria das Graças; e os vereadores Silvino, Gilvan da Saúde, Carlos Pires, Clidão do Táxi, pastor Edgardo, além de representante do verador Nelson da Padaria e de lideranças comunitárias do São Francisco e do Jardim São Marcos, bairro vizinho.

----
Compartilhe nas redes sociais